Você sabia que a raiva é um sintoma de algo?
Ninguém está imune a sentir raiva. Nem mesmo a pessoa mais espiritualizada possível!
Este é um grande engano da maioria das pessoas: acreditar que o hábito de meditar e entrar em contato com o seu eu interior elimina acessos de raiva e outros sentimentos ruins.
Quando a raiva chega, o segredo é saber lidar com ela. Ignorá-la ou reprimi-la é tão prejudicial ao seu bem-estar quanto se entregar às sensações ruins que traz consigo.
Este é o diferencial de buscar espiritualidade: encarar toda e qualquer emoção para entender o seu mundo interior.
Continue até o final para entender por que a raiva é um sintoma.
De onde vem a raiva?
Agora que admitimos que, sim, sentimos raiva, o primeiro passo é refletir de onde vem o sentimento. A raiva é fruto do descontentamento.
Não há como ficar satisfeito a todo momento. Quando projetamos nossas expectativas em nosso futuro, nossos relacionamentos e outras esferas, nunca colocamos o obstáculo.
Mas, a vida é feita também pelos obstáculos!
Pense quando você começa uma tarefa que está com pouca vontade ou disposição para executar. O mais difícil é começar! É comum demorar mais tempo para começar uma tarefa do que para concluí-la, infelizmente.
E você sabe por que isso acontece? Porque, diante dos obstáculos que não desejamos, temos a tendência de tornar nossa emoção o maior obstáculo.
É claro que nem sempre tudo corre de acordo com o planejado. Se você realmente planejou, as chances de algo sair da curva são remotas. Então, se acontecer, apenas respire fundo, interfira no que for possível e quando não der aceite.
Leia também: A importância da dieta mental para nossa saúde
A importância de dominar a raiva
Ter contato com a raiva permite que você identifique exatamente o que te incomoda e, assim, ganha a chance de mudar. Quantas vezes você já se sentiu desgastado e não conseguia identificar o que drenava essa energia?
É por isso que a meditação é um poderosa ferramenta no processo de identificar as origens da raiva. Assim, você ganha a oportunidade de lidar com o sentimento de formas sadias. Para isso, é preciso cultivar mais virtudes, ações pacíficas e sentimentos de equanimidade.
Se você sente que é preciso mudar sua relação com o sentimento de raiva, está convidado a conhecer meu Programa 21 Dias de Meditação.
Por meio dessa jornada, você aprende a meditar e conduz a sua mente a produzir pensamentos positivos e saudáveis. É assim que você domina os maus pensamentos e sentimentos que te invadem. Lembre-se que não é possível evitá-los, mas sim lidar melhor com eles.
Esse processo é fundamental até mesmo para evitar o desenvolvimento de doenças diversas, principalmente as doenças cardiovasculares.
No site, você encontra uma amostra dos primeiros cinco dias.
Experimente agora: Programa 21 Dias de Meditação.