Os hormônios costumam levar a culpa por tudo — às vezes de maneira injusta. O que pouca gente sabe é que a alimentação e climatério devem andar juntos, e assim conseguimos ter um controle melhor dessa fase da vida da mulher.
Dito isso, os hormônios podem ser responsáveis pelo ganho de peso, perda de peso, fadiga, dor, confusão mental, impulsos sexuais flutuantes e muito mais.
Eles também são responsáveis pelas ondas de calor e suores noturnos que as mulheres experimentam, especialmente antes da menopausa, na chamada fase do climatério.
Você provavelmente conhece a sensação — a onda de calor e a poça de suor que caem em cascata sobre todo o seu corpo do nada. Esses flashes furiosos podem afetar como você se sente, como você dorme, entre tantas outras sensações.
Por que você tem ondas de calor?
As ondas de calor acontecem devido à mudança nos níveis de estrogênio. O estrogênio, como você sabe, regula muitas funções do corpo e desempenha um papel no desenvolvimento de características sexuais secundárias (como seios e quadris).
Ao interagir com outros hormônios, também desempenha várias funções, como dar à mulher a capacidade de engravidar e dar à luz. Conforme você envelhece, os níveis de estrogênio sobem e descem como um pula-pula.
Essa flutuação interfere na capacidade do corpo de manter um fluxo sanguíneo estável, porque a alteração dos níveis de estrogênio pode causar a contração ou dilatação dos vasos sanguíneos.
Quando os níveis saltam, isso cria uma mudança não tão rítmica entre a contração e a dilatação desses vasos. Significa que é muito possível que você experimente picos de sangue.
Isso — e o fato de que o estrogênio tem um papel a desempenhar na regulação da temperatura corporal — é o que faz com que você sinta o calor durante o climatério.
LEIA TAMBÉM>>> Quando é o início do climatério e da menopausa?
Alimentação e climatério
O que comer, principalmente logo ao amanhecer, ajudará a normalizar o fluxo sanguíneo, já que as fibras ajudam a estabilizar tudo. E por isso, frutas e vegetais são bastante indicados para as mulheres que estão passando pelo climatério.
E se você está tendo muitas ondas de calor, é importante saber que a alimentação e o climatério possuem uma ligação direta.
É claro que a comida não pode consertar tudo, então, se as ondas de calor realmente estão incomodando você, converse com seu médico. Mas há alguns alimentos que você deve experimentar:
Soja
A soja contém compostos (chamados genisteína e daidzeína) que, em alguns estudos, demonstraram ajudar a controlar as ondas de calor.
Alimentos como tofu e soja contêm fitoestrogênios, que ajudam a imitar o estrogênio biológico e podem ajudar a controlar os níveis hormonais.
Ótimas notícias: quase todos os feijões comestíveis, como o edamame, podem ter um efeito positivo, então certifique-se de que sua dieta seja rica com eles.
Dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea tradicional parece ser a solução de longo prazo para ajudar a controlar as ondas de calor. Em um estudo, as mulheres que seguiram essa dieta — com muitos vegetais, macarrão integral e vinho tinto — tiveram 20% menos probabilidade de ter ondas de calor e suores noturnos.
Corte o café
Outro estudo descobriu que a ingestão de cafeína está associada a ondas de calor mais incômodas. A cafeína do café também pode elevar a frequência cardíaca e causar desidratação, o que pode intensificar essas sensações.
Você sempre pode tomar descafeinado, se desejar, e chá verde (com moderação) para ajudar a prevenir a abstinência de cafeína.
Viva mais feliz!
O climatério, e posteriormente a menopausa, é um caminho natural para a mulher. Mas atravessá-lo pode ser mais fácil com as dicas que apresentei acima. Mas colocando os alimentos certos em sua dieta é possível reduzir os sintomas desagradáveis e aproveitar da melhor forma essa fase da vida.
Portanto, lembre-se que alimentação e climatério devem andar juntos. E aproveito também para já indicar a leitura do meu ebook “Menopausa e Autoestima”, destinado a todas as mulheres que querem ter mais alegria e vitalidade sempre! Clique aqui e confira agora mesmo!