Indicado para fortalecer a imunidade, favorecer a perda de peso e a saúde da pele, o óleo de abacate é um ingrediente natural altamente nutritivo que pode (e deve) ser usado no seu dia a dia de alimentação. Ele se destaca por ter um alto teor de antioxidantes e de ácido oleico – um tipo de ácido graxo insaturado que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL). Inclusive, esse tipo de óleo é um dos mais indicados para tratar e prevenir problemas no sistema cardiovascular. Quer aprender a fazer esse ingrediente em casa de forma simples?
Como fazer?
Você sabia que dá para fazer óleo de abacate tanto com a polpa (alternativa mais comum) quanto com a casca da fruta? No primeiro caso, a polpa deve ser cozida para que o óleo seja liberado e, então, devidamente armazenado. Já no segundo, basta espremer as cascas ao máximo para também extrair o óleo presente no alimento. Aprenda a fazer esse ingrediente de forma mais detalhada:
Óleo de polpa de abacate
Caso o objetivo seja fazer uma quantidade maior de óleo de abacate, a nossa dica é usar pelo menos 10 frutas maduras. Para começar, corte os abacates ao meio e retire as polpas com uma colher. A princípio, descarte as cascas e os caroços. Em seguida, bata as polpas no processador ou liquidificador até formar uma espécie de purê. Depois, leve o abacate batido para a panela e deixe no fogo médio, mexendo de vez em quando.
Com o tempo, esse creme de abacate começará a ferver e, então, o óleo presente na fruta irá se separar e ficar na parte de cima. Deixe o fogo ligado, mexendo ocasionalmente, até que o abacate fique marrom ou em um tom de verde bem escuro – o que significa que o óleo foi totalmente removido. Despeje o abacate cozido em um pano bem limpo e fino (como o de morim, que é ótimo para coar) e, então, esprema o saquinho de tecido em cima de uma tigela para extrair o óleo completamente. O ideal é que você aperte bem para deixar a polpa dentro do pano bem seca. Depois, transfira o óleo de abacate para um recipiente de vidro bem vedado e prontinho!
Óleo de casca de abacate
Para também aproveitar as cascas do abacate, a dica é seguir outro processo de extração do óleo. Nesse caso, o ideal é contar com um espremedor de frutas (comumente usado para tirar o sumo do limão). Coloque as cascas do abacate – uma por uma – no espremedor e faça pressão para que o óleo saia bem. O ideal é que você esprema as cascas várias vezes até que o líquido saia completamente e elas fiquem bem sequinhas. Depois, coe o óleo e o armazene em um pote de vidro.
Aqui, a quantidade de líquido gerada é menor que no processo de cozimento das polpas. No entanto, o óleo de casca de abacate, mesmo que consumido em poucas quantidades, faz muito bem à saúde – pois tem grande concentração de vitamina E, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.
Obs.: Você também pode aproveitar os caroços do abacate para fazer uma farinha nutritiva. Nesse caso, basta levá-los para assar no forno a 180°C por cerca de 1h30 e depois cortar e triturar no processador.
Fonte: https://bit.ly/2s7fW7J