Você deseja fazer um detox mental no ano novo?
A maioria de nós vivemos um 2020 atribulado. Não podemos dizer que foi um ano fácil para alguém.
Vivemos afastados, fechados em casa e com medo da doença. Alguns de nós vimos pessoas próximas adoecer, ou mesmo, adoecemos.
Toda essa carga mental certamente estressa nossos corpos físico, mental e espitirual. O acúmulo de tais substâncias no organismo precisa ser liberado se quisermos seguir com mais saúde e qualidade de vida, a fim de buscar o equilíbrio.
O processo de detox é algo natural do organismo físico e, quando aliamos a processos mentais saudáveis, torna-se ainda mais completo. Continue até o final para entender como fazer um detox mental no ano novo.
Sua alimentação é importante
Não há nada que seja colocado para dentro do organismo que não repercuta em nosso estado mental. Entendo que o final de ano é período de excessos para muitos.
Logo, espera-se que, para manter o equilíbrio, alimentos mais leves sejam escolhidos para compor a dieta.
Alguns dos alimentos mais interessantes são:
- Couve: rica em substância anti inflamatória;
- Abacaxi: um excelente diurético;
- Maçã: rica em fibras que funcionam como uma uma esponja, limpando o organismo;
- Laranja: tem ação antioxidante e auxilia no funcionamento do intestino;
- Limão: tem ação antioxidante;
- Arroz integral: rico em fibras auxiliando no funcionamento do intestino;
- Gengibre: ativa o metabolismo;
- Alho: rico em antioxidantes.
Também recomendo que, aliado ao equilíbrio alimentar, você consuma muita água. Evite os industrializados, processados e as opções repletas de açúcar.
Aprecie o silêncio e a natureza
Diante do fim de ano, somos bombardeados com muitos eventos sociais e muita informação. Também ambientes com muitos sons, poluídos sonoramente, podem trazer a estafa mental.
Sempre que possível, eu recomendo para qualquer pessoa retirar tempo para conectar-se à natureza. Não é preciso realizar um grande retiro, mas se puder, é melhor.
Se não, basta um passeio por uma praça ou mesmo pela praia. Em tempos de pandemia, pode ser necessário respeitar distanciamento. Mesmo assim, pode valer a pena procurar momentos de menor movimentação.
Ou mesmo, no próprio quintal de casa, quando existir essa possibilidade. Recolher-se em si mesmo pode ser muito benéfico.
Outro fator que considero interessante é desligar-se de telas: celulares, tablets e até televisores. Quanto menos dedicarmos a esses dispositivos, melhor para a nossa saúde. Não fomos feitos para passar tantas horas com os olhos diante deles. Além disso, o excesso de informações também pode ser prejudicial.
Conheça meu programa 21 dias de meditação
Meditar não tem relação com seguir uma religião ou um estilo de vida. Mas, sim, em ter mais domínio sobre a própria mente e seus pensamentos.
Ao organizar o mundo de dentro, é comum que o mundo externo também organize-se de acordo com nossos desejos e necessidades. Além disso, cuidar da saúde mental e espiritual também reflete direto na saúde do corpo físico.
Prevenir males como Alzheimer e muitos outros é possível através de toda uma vida de cuidados. Isso inclui meditar. Conforme você aperfeiçoa a sua prática da meditação, esse processo fica mais fácil.
Para te ajudar a transformar meditação em hábito, desenvolvi o Programa 21 Dias de Meditação. Uma verdadeira ferramenta de cura para você colocar a meditação no seu cotidiano e sentir seus efeitos a curto, médio e longo prazo.
Conheça agora: