No momento que o climatério se inicia, a mulher já pode ficar alerta sobre a chegada da menopausa. Contudo, essa é a dúvida que paira no ar: quando é o início do climatério e da menopausa? É possível chegar a uma data específica?
Frequentemente eu recebo perguntas deste tipo, e por este motivo resolvi escrever o conteúdo que segue a fim de esclarecer algumas questões sobre o início do climatério e da menopausa.
Sendo o climatério uma etapa extremamente importante na vida da mulher, uma fase de transição marcada pelo acontecimento da menopausa, ela é cercada de dúvidas e desafios.
Para enfrentá-la sem perder a qualidade de vida, a mulher precisa buscar por conhecimento e acompanhamento médico, se for necessário.
Sendo assim, o objetivo deste artigo é justamente trazer informações acerca do início do climatério e da menopausa para o maior número de mulheres.
Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, continua comigo até o final da leitura.
O que são o climatério e a menopausa?
Eu não poderia falar sobre o início deste período sem contextualizar o que ele significa.
O climatério e a menopausa são um momento de transição na vida da mulher, em que ela vai da idade reprodutora para uma nova fase, onde ela não terá mais a fertilidade.
Desta forma, durante a sua vida fértil, a mulher vem produzindo diversos hormônios femininos através dos seus ovários. Esses hormônios são importantes para a manutenção do bem estar da mulher, para sua sexualidade e para o funcionamento dos órgãos do corpo feminino.
Sendo assim, o período do climatério e da menopausa se dá pela transição da fase em que a mulher ainda menstrua e produz os hormônios femininos para a fase em que ela vai deixar de produzir, lentamente, esses hormônios até parar de menstruar.
O climatério se inicia antes da menopausa, sendo a menopausa caracterizada pela última menstruação. Após o acontecimento da menopausa o climatério continua se manifestando na vida da mulher, ou seja, a menopausa é o cume do período do climatério.
Durante este período, diversos sintomas se apresentam na vida da mulher. Os mais comuns são:
- Ondas de calor e vermelhidão que começam sem nenhum motivo aparente e tomam conta da face e do pescoço;
- Queda de cabelos mais frequente do que o normal;
- Unhas quebradiças;
- Sudorese noturna que chega a atrapalhar o sono;
- Dificuldades para dormir, tendo noites agitadas e cansativas;
- Sensações de cansaço mais frequentes do que normal;
- Diminuição da libido, acompanhada de secura vaginal.
Quando é o início do climatério e da menopausa?
Essa é uma pergunta que eu costumo receber no consultório e nos meus canais de comunicação na internet. Seria muito bom se tivéssemos uma resposta exata, mas não temos.
O climatério pode se iniciar por volta dos 35 anos, mais em media, é comum que as mulheres a partir dos 40 anos comecem a expressar os sintomas desse período.
E como falei anteriormente, o climatério se estende após a menopausa podendo durar até os 60 anos.
Sendo assim, não existe uma data exata, pois o período de transição que vai iniciar, depende de como foi a vida da mulher, do seu estilo e qualidade durante o período fértil.
Contudo, uma vez que o climatério se manifesta, a mulher começa a vivenciar o que nós chamamos de declínio gonadal feminino, ou seja, a fase em que acontecem manifestações genitais e extragenitais que causam desconfortos na mulher.
A partir deste momento ela começar a envelhecer rapidamente, se nada for feito. Esse momento pode (e vai) influenciar na autoestima da mulher madura.
Para entender mais sobre menopausa e autoestima, baixe meu e-book gratuito.
O que vem primeiro? A queda hormonal ou o envelhecimento?
Essa é uma questão que tem sido bastante levantada nos dias de hoje.
É o envelhecimento que faz os hormônios caírem ou é a queda hormonal que vai acontecer com o climatério e com a menopausa, que na verdade, nos traz o envelhecimento?
Tem-se chegado à conclusão de que é a queda hormonal que causa o envelhecimento abrupto da mulher. A partir do climatério e da menopausa, a mulher precisa tomar providências preventivas, sob pena de envelhecer rapidamente.
Por minha própria experiência, quando observo as mulheres nos momentos que estou a lazer, percebo que muitos casais que aparentam ter a mesma idade demonstram uma diferença física gritante.
Desse modo, as mulheres se parecem mais com mães do que com esposas ou namoradas.
Isso acontece porque a andropausa, queda dos hormônios masculinos, leva mais tempo para acontecer e os homens envelhecem mais vagarosamente.
Sendo assim, se a mulher deseja acompanhar seu parceiro na caminhada do envelhecimento ou, simplesmente, deseja se manter saudável durante o climatério e a menopausa, deve procurar orientação e ajuda médica.
Esse é o meu objetivo como profissional da saúde.
Me proponho a ajudar as mulheres a passar por esta fase de transição do climatério e da menopausa de forma muito mais saudável, visando uma vida longa e de qualidade.
Você também pode gostar de ler: Conheça as diferenças entre climatério e menopausa
Se inscreva no meu Canal do Youtube para não perder nenhum vídeo novo e ficar por dentro deste assunto.