Atualmente, contamos com diversos estudos que mostram como a meditação ajuda a parar de fumar. Em conjunto a um tratamento personalizado para cada paciente, meditar faz que o cigarro deixe de ser um problema na vida das pessoas.
Embora o número de fumantes tenha caído muito desde que as campanhas de conscientização ficaram fortes e as propagandas proibidas, o tabagismo continua como uma das principais causas de morte evitáveis.
Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que 9,3% dos brasileiros ainda têm o hábito de fumar. Em 2014, foram gastos mais de R$ 40 milhões na distribuição de remédios contra o tabagismo.
Se você também deseja parar de fumar e quer saber como a meditação pode te ajudar, siga até o final dessa leitura.
Mudança de hábito
A meditação é uma poderosa ferramenta para mudança de hábitos. Por isso, é tão eficaz quando aliada a um tratamento para livrar-se do cigarro.
Fumar passa a ser um hábito. Além da dependência química, o fumante também desenvolve a dependência física e emocional. O cigarro passa a ser um companheiro de uma xícara de café, de um copo de cerveja, daquela pausa depois do almoço, entre outros momentos.
Durante a meditação, o paciente começa a exercitar seu próprio auto-controle. Isso ajuda o fumante a resistir principalmente nos momentos mais difíceis de abstinência.
O que dizem os estudos?
A vontade de parar de fumar é importante. Mas, sozinha, é insuficiente para quem deseja eliminar o vício. É o que conclui uma revisão de estudos publicados na revista “Trends in Cognitive Sciences”. Acrescenta, ainda, que os exercícios de auto-controle como a meditação são fundamentais para quem deseja largar o cigarro.
Uma pesquisa com 60 universitários das universidades do Texas e de Oregon também evidenciou a prática meditativa na luta contra o tabagismo.
Ao todo, 27 alunos fumantes e 33 não fumantes foram divididos em dois grupos: metade recebeu treinamentos de meditação e, outra metade, de relaxamento.
Foram 5 horas de sessões divididas em 30 minutos, ao longo de 2 semanas. Antes e depois de passar pelo experimento, os participantes passaram por exames de cérebro, preencheram questionários sobre os seus hábitos e verificada a quantidade de dióxido de carbono em seus pulmões.
Os estudantes que fumaram não estavam envolvidos em processo de reduzir ou parar de fumar. Mesmo assim, o controle do estresse através da meditação proporcionou a redução do número de cigarros consumidos ao longo dos dias.
Além disso, a concentração de dióxido de carbono nos pulmões dos participantes reduziu em 60%.
Isso significa que vale a pena incluir a meditação como terapia não-convencional no tratamento antitabagismo. Afinal, torna a etapa da mudança de hábitos mais leve e aumenta as chances de sucesso.
Quer aprender a meditar em 21 dias?
Para ajudar todos que desejam fazer da meditação um hábito de vida, criei o Programa 21 Dias de Meditação. Em meu site, disponibilizo os três primeiros dias de degustação e o programa completo está disponível mediante uma troca simbólica.
Acesse agora: Programa 21 Dias de Meditação
Este pode ser o caminho que ajuda você a se livrar de hábitos que não servem mais para sua vida, inclusive do tabagismo. Quando você muda o foco da sua vida, tudo muda.
Eu espero ter ajudado você a entender como a meditação ajuda a parar de fumar.