Você sabia que a meditação contra depressão é uma ferramenta poderosa?
Não podemos subestimar o quanto nossa sociedade sofre com os quadros depressivos. A estimativa é que, até 2020, a depressão seja a doença mais incapacitante do mundo conforme dados da própria Organização Mundial da Saúde – OMS. O mesmo órgão de saúde constatou que, em um período de 10 anos, o número de casos aumentou 18%.
E o mais preocupante:globalmente, apenas metade dessas pessoas recebem o acompanhamento psiquiátrico necessário.
Em nossos meios, é muito comum ver o contrário: pessoas super medicadas devido aos sintomas da depressão.
Esses medicamentos costumam apresentar efeitos colaterais prejudiciais à saúde em curto, médio e longo prazo. Por isso, cada vez mais a procura por terapias de prevenção e combate à depressão são estudadas pela ciência.
Hoje, trago um estudo que aponta a meditação contra depressão como tão eficiente quanto os efeitos de remédios.
Continue a leitura para saber mais.
Meditação no combate à depressão
Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins demonstra que 30 minutos diários de meditação pode ser suficiente para aliviar os sintomas de ansiedade e depressão tal como medicamentos usados para este fim.
Os pesquisadores realizaram essa revisão analisando 47 ensaios clínicos realizados até junho de 2013 com 3513 participantes usando a meditação no combate a diversos males físicos e mentais.
Desses grupos, o que mais chamou a atenção foi o grau de alteração de sintomas em pacientes com variedade de condições médicas como insônia e fibromialgia.
O alívio da dor e do estresse chamaram a atenção dos pesquisadores, que submeteram um grupo a um programa de oito semanas de treinamento em meditação. Esses mesmos participantes obtiveram melhorias continuadas em seus quadros depressivos.
Leia também: Quais os efeitos da meditação sobre o estresse?
Como iniciar na meditação?
A depressão pode ser considerada uma epidemia. Por isso, os tratamentos precisam considerar muito mais que o uso de medicamentos por si só. A meditação, aos poucos, deve deixar de ser uma prática considerada alternativa para ser utilizada de forma eficaz contra desequilíbrios de ordem física e mental.
Se você nunca meditou, mas gostaria de contar com os benefícios da prática, está convidado a conhecer meu Programa 21 Dias de Meditação.
Nele, você encontra áudios com duração de cerca de 20 minutos onde conduzo a uma viagem para dentro de si e um reencontro com a sua paz.
Os primeiros cinco dias estão disponíveis de forma gratuita em meu site.
Conheça agora: Programa 21 Dias de Meditação.
Eu espero que este artigo esclareça a você a eficácia da meditação contra a depressão. Que seja um estímulo positivo para cuidar melhor da sua saúde física e mental.