A relação entre meditação e saúde vem sendo cada vez mais difundida. Não é por acaso que, no contexto da pandemia e do isolamento social, as pessoas voltaram sua atenção a essa prática.
Meditar não exige grandes esforços ou investimentos, não oferece nenhum risco e também não tem contra-indicação. Hoje, existem até mesmo programas de meditação personalizados a cada necessidade e perfil de indivíduo.
Se você precisava de um incentivo para começar a meditar, continue até o fim deste artigo e entenda por que essa prática pode ser enriquecedora à sua vida.
Autoconhecimento
“Conhece-te a ti mesmo”. Essa frase famosa e filosófica nem sempre é seguida com a importância merecida.
No entanto, conhecer-se melhor é a chave para questionar-se e perceber as próprias motivações com mais clareza. O exercício da meditação permite uma auto observação mais de perto, de acordo com seus pensamentos e atitudes.
Concentração
Esse é derivado do autoconhecimento. Quando entendemos o que faz sentido para nossas vidas, podemos ajustar o foco e, de fato, entregar nossos esforços e habilidades para aquilo que faz sentido às nossas vidas.
Ao contornar nossas limitações, podemos ainda lidar melhor com os conflitos no ambiente de trabalho e em outras questões da vida. Isso melhora até mesmo as relações pessoais e profissionais.
Controle do estresse
A meditação ajuda a diminuir o estresse e as doenças relacionadas a ele.
Afinal, permite que a pessoa relaxe, sem focar a sua atenção no passado ou em preocupações com o futuro.
Ao focar no aqui e agora, a mente cria espaços para dissolver aquelas preocupações que nem sempre são fundamentadas em fatos, apenas em medos irreais.
Melhora do sono
Ao diminuir os pensamentos negativos, um dos efeitos é a melhora da qualidade de sono.
Quando a pessoa fica mais relaxada e plena, reduz sua carga de estresse e ansiedade, o que evita aqueles momentos revirando-se na cama com dificuldades em adormecer.
Enxergar a beleza da vida
O ajuste do foco também afasta a negatividade. Quando prestamos mais atenção ao nosso cotidiano, tendemos a aproveitar mais os bons momentos.
Encontramos prazer nas atividades diárias com mais facilidade, beleza naquilo que está a nossa frente todos os dias e tudo isso aumenta a nossa gratidão.
Reduz a pressão arterial
Ao controlar os níveis de estresse, a meditação também pode auxiliar a reduzir a pressão arterial. Os efeitos da meditação são cumulativos, logo, exercem benefícios enquanto a pessoa medita e também ao longo de seus dias.
Relaxar é essencial para quem sofre com hipertensão, assim como, para quem quer prevenir esse mal. A meditação é uma das técnicas de relaxamento apontadas neste estudo para quem deseja controlar a pressão arterial
Como iniciar a meditar?
Meditar não tem relação com seguir uma religião ou um estilo de vida. Mas, sim, em ter mais domínio sobre a própria mente e seus pensamentos.
Ao organizar o mundo de dentro, é comum que o mundo externo também organize-se de acordo com nossos desejos e necessidades. Além disso, cuidar da saúde mental e espiritual também reflete direto na saúde do corpo físico.
Para te ajudar a transformar meditação em hábito, desenvolvi o Programa 21 Dias de Meditação. Uma verdadeira ferramenta de cura para você colocar a meditação no seu cotidiano e sentir seus efeitos a curto, médio e longo prazo.
Conheça agora: PROGRAMA 21 DIAS DE MEDITAÇÃO