Muito tem se falado na preservação do sistema imunológico após a eclosão da pandemia do coronavírus. Mas você sabe porque esse assunto ganhou notoriedade? Ou a relação que existe entre meditação e sistema imunológico?
Por considerar um tema que merece atenção e mais esclarecimentos, resolvi desenvolver o conteúdo que você acompanhará nas próximas linhas.
Se você me acompanha há algum tempo, sabe que eu sou adepta das práticas meditativas, assim como, busco mostrar para as pessoas os benefícios comprovados da meditação.
À vista disso, eu não poderia deixar de enfatizar a relação que existe entre meditação e sistema imunológico.
Sem contar que, neste momento, a saúde está no radar das pessoas mais do que nunca. Uma preocupação genuína, já que o mundo inteiro precisa aprender a lidar com uma doença nova e altamente contagiosa, causada pelo COVID-19.
Assim sendo, se você deseja entender um pouco mais sobre o sistema imunológico, qual a sua relação com a meditação e os benefícios das práticas meditativas, continue comigo até o final da leitura.
Entenda o sistema imunológico
O sistema imunológico diz respeito a um grupo complexo de células e moléculas que se espalham por todo o corpo e atuam inibindo a ação de células maléficas, assim como, o desenvolvimento desordenado delas, que é muito comum em tumores.
Desta forma, é por meio do sistema imunológico que o seres humanos respondem aos estímulos externos que podem causar algum dano a saúde do próprio organismo.
Dada essa importância, não é difícil imaginar o quão fundamental tem sido manter o sistema imunológico ativo e vigoroso nesses tempos de pandemia.
Por este motivo, muitas pessoas tem pesquisado sobre o assunto e sobre formas de fortalecer o sistema imunológico a fim de voltar às atividades do dia a dia de maneira mais segura.
Alimentação, exercícios físicos e meditação são maneiras inteligentes de manter o sistema imunológico eficaz e atuante.
Qual a relação entre meditação e sistema imunológico?
Como você pôde perceber no título deste artigo, nosso foco será meditação e sistema imunológico. A meditação é uma prática milenar que tem poder de cura e prevenção, fazendo com que as pessoas possam usufruir de uma vida mais saudável e longa.
Com o sistema imunológico não seria diferente. E a meditação pode fortalecê-lo, sim!
Um estudo de Clifford Saron publicado pela Universidade da Califórnia identificou que durante a meditação, uma enzima chamada telomerase tem sua atividade intensificada. A telomerase está ligada ao sistema imunológico aumentando a vida ativa das células evitando que elas entrem em síncope parando de se reproduzir.
Neste estudo, foram acompanhadas 60 pessoas, sendo que 30 delas meditavam enquanto que a outra metade não praticava a meditação. A metade que meditava apresentou um aumento de 30% de telomerase nas células do sistema imunológico.
Além disso, essas 30 pessoas praticantes da meditação ainda evoluíram suas capacidades psíquicas e mostraram blindagem sobre as emoções negativas.
Dito isto, se pode compreender que a pessoa que medita está desenvolvendo suas capacidades de defesa e sua aptidão para lidar com situações de estresse e ansiedade.
Benefícios gerais da prática meditativa
Faz um tempo que venho falando aqui no blog, nas minhas redes sociais e no meu canal do Youtube sobre os benefícios das práticas meditativas.
Resguardar e fortalecer o sistema imunológico é apenas uma delas, ainda que seja de extrema importância.
Contudo, a meditação pode beneficiar o praticante em diversos aspectos. Veja:
- Previne e reduz sintomas depressivos;
- Aumenta a capacidade cognitiva, como raciocínio rápido e memória;
- Melhora a qualidade do sono;
- Proporcionar o melhor controle das emoções;
- Diminui o estresse e melhora a capacidade de lidar com situações difíceis;
- Expande a habilidade de concentração e foco;
- Reforça a clareza na comunicação;
- Auxiliar a enfrentar e vencer hábitos ruins;
- Ativa a energia do corpo;
- Intensifica a sensação de bem estar.
Você pode usufruir de todos esses benefícios que a meditação promove e aumentar sua capacidade meditativa com uma ajuda especial.
Sendo assim, se você deseja dar um passo a mais na sua prática meditativa, conheça o meu curso.
A força do corpo e da mente
Ao chegar neste ponto da leitura você tem a oportunidade de se informar sobre o quanto a meditação pode transformar a vida de uma pessoa.
Quando corpo e mente trabalham juntos em pró de uma vida saudável, a evolução do indivíduo é perceptível, assim como a evolução das pessoas que adotam a meditação no seu dia a dia.
A ciência não se cansa de estudar as práticas meditativas a fim de entender todos os benefícios que as mesmas proporcionam para os praticantes. Muitos estudos são realizados e publicados todos os anos abordando o assunto de forma séria e comprovada.
Em épocas de incerteza e saúde vulnerável, desfrutar da meditação para fortalecer o sistema imunológico tem se tornado algo pertinente e relevante.
Portanto, experimente a força do seu corpo e da sua mente.
Você também pode gostar de ler: Mantenha a saúde mental durante a quarentena praticando meditação