Desinteresse sexual, baixa libido ou desconforto no momento da relação costumam ser itens que atrapalham a vida sexual das mulheres. Diversos aspectos podem interferir em tais manifestações. Contudo, quero ressaltar, no artigo de hoje, os benefícios que existem em se aliar meditação e vida sexual.
Como eu disse anteriormente, a mulher pode (e deve) prestar atenção nos sinais que o seu próprio corpo envia. As situações relatadas acima não podem ser consideradas normais, e pelo contrário, elas devem ser investigadas com a ajuda de um profissional especializado, de preferência.
Nunca se acostume a ter uma vida sexual desgastante e estagnada.
Existem diversas formas de elevar esse patamar para uma realidade em que o prazer sexual faça parte da sua rotina e lhe proporcione momentos relaxantes e agradáveis, assim como é com o seu parceiro ou parceira.
À vista disso, desejo explorar a partir de agora, a conexão benéfica que existen entre meditação de vida sexual. Eis mais um dos benefícios comprovados, dessa prática milenar que ganha novos adeptos a cada dia que passa.
Benefícios comprovados da meditação
Um estudo publicado recentemente pela revista Brain and Cognition associa uma melhora no bem estar psicológico dos indivíduos, particularmente no que diz respeito a depressão, ansiedade ou estresse quando submetidos a prática da meditação transcendental.
A meditação transcendental é aquela em que se aprimora a repetição silenciosa de um som ou mantra que incentiva a concentração.
Dada a relevância das patologias citadas acima, não se pode negligenciar o potencial benéfico que as práticas têm sobre as pessoas de diferentes idade.
Além disso, a meditação é rodeada de vantagens que só tendem a crescer com o avançar dos estudos. Conheça algumas delas:
- Desenvolvimento da autoestima;
- Melhora no autocuidado e autoconhecimento;
- Aumento do foco e concentração;
- Redução de perda de memória;
- Melhora a qualidade do sono.
Meditação e vida sexual
No estudo citado acima, 34 voluntários se dividiram em 2 grupos sendo que o primeiro praticou meditação transcendental duas vezes ao dia por 20 minutos durante 3 meses, enquanto que o segundo não alterou sua rotina diária.
O grupo praticante evidenciou modificações benéficas no controle da ansiedade, depressão e estresse.
Evidências também foram encontradas nas pessoas que meditaram, com relação a um sentido chamado interocepção. Ou seja, a nossa capacidade de perceber o que acontece dentro do próprio corpo. Quando sentimos que é hora de comer, que a bexiga está cheia ou que a pressão se alterou, estamos lidando com a interocepção.
A capacidade de sentir prazer e de chegar ao orgamo está relacionada a esse sentido também. Tais manifestações são presenças fortes no corpo humano e que merecem atenção para serem vivenciadas na sua intensidade.
Ou seja, é necessário que exista concentração e entrega.
Até mesmo as pessoas iniciantes na meditação conseguiram desenvolver seu sentido de interocepção, resultando e uma maior consciência sobre a vida sexual.
Como inserir a meditação na sua vida
As práticas meditativas não são complexas ou requerem grandes investimentos financeiros para serem realizadas. Contudo, não se deve menosprezar a necessidade de dedicação e interesse.
Caso seja iniciante ou queira aprimorar a prática, lançar mão de uma ajuda especial pode ser uma decisão inteligente para fortalecê-la.
Sendo assim, para inserir a meditação na sua vida comece escolhendo um horário em que você possa ficar sozinho e se dedicar integralmente a prática. Os horários da manhã e da noite são interessantes, levando em conta que as interrupções do dia costumam ser menores durante esses períodos.
Além disso, preparar um ambiente ou encontrar um lugar confortável e silencioso da casa faz diferença no resultado da meditação e na profundidade da prática.
A meditação diária é bastante interessante quando se deseja colher os resultados positivos da mesma. No entanto, se pode iniciar meditando por alguns minutos ao dia, respeitando o seu limite individual.
Meditar é um exercício que requer disciplina para prática. Ou seja, a melhora e o fortalecimento vem com o tempo e com a dedicação. Não se cobre tanto, assim como deve ser a sua vida sexual.
Uma escolha, muitos benefícios
A escolha é o primeiro passo quando se deseja incluir uma nova iniciativa na rotina diária. Tal escolha se justifica quando existe um objetivo claro e importante para alcançar.
Desta forma, a vida sexual é uma peça importante no quebra-cabeça de uma existência vigorosa e satisfatória. Encontrar na meditação uma forma de alavancar a sexualidade, assim como, reformar outros aspectos da vida, é extremamente factível.
Portanto, faça sua escolha e aproveite os benefícios.
Você também pode gostar de ler: 5 dicas para meditar em casa