Já ouviu falar sobre os benefícios da meditação para a saúde cardiovascular?
Sem dúvidas, a saúde do coração é afetada por diversos fatores, mas principalmente pelo nosso estilo de vida. Nosso coração sente quando tratamos mal nosso corpo físico, mental, espiritual ou emocional.
Hoje, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte evitável do mundo. A estimativa é que 17,7 milhões de pessoas tenham perdido a vida por esse motivo em 2015, um total de 31% das mortes a nível global.
Um conjunto de fatores levam a esse quadro: sedentarismo, alimentação desequilibrada, falta de sono de qualidade e mau gerenciamento do estresse.
Assim, a prevenção cardiovascular também é uma soma de hábitos saudáveis.
Inclusive, o gerenciamento de estresse, onde a meditação pode ser uma grande aliada.
O que dizem os estudos?
Uma revisão de estudos realizada pela American Heart Association (AHA) investigou os potenciais benefícios da meditação para a prevenção cardiovascular.
Tais estudos consideravam diferentes variáveis, incluindo redução arterial, síndrome metabólica, resistência à insulina, síndrome metabólica, entre outros.
Alguns estudos com viés neurofisiológico e neuroanatomático comprovaram que a meditação conta com efeitos no cérebro a longo prazo. Assim, para prevenção primária, o relato é de que os resultados da meditação tiveram excelente redução da mortalidade.