O poder de cura da meditação é alvo de pesquisas e análises pela ciência médica.
Sabemos que corpo e mente estão interligados. Aquilo que pensamos impacta em nossa saúde física tanto quanto na saúde mental.
Então, ao escolher com mais cuidado os pensamentos, a consequência direta é que o corpo reaja com a manifestação da cura.
Muitas pessoas, quando conseguem consolidar o hábito de meditar, já sentem diferença em sua saúde física. Aquela dor que acompanhava há anos, de repente, desaparece. Ou, algum incômodo físico começa a amenizar.
Mas, será que meditar cura? Vejamos o que alguns estudos dessa área demonstram.
Meditação e cura
Uma pesquisa no ramo da epigenia, que estuda as alterações nos genes para evitar processos inflamatórios, demonstrou que a meditação tem o seu papel na cura.
O estudo foi conduzido por pesquisadores de diferentes países (Espanha, Estados Unidos e França).
O resultado apontou que os genes inflamatórios RIPK2 e COX2 tem sua manifestação reduzida em pessoas de um grupo que praticava meditação profunda.
Esse estudo mostra além: por meio dos pensamentos e do comportamento, é possível alterar a atividade genética e melhorar a saúde.
Indivíduos submetidos a 8 horas de meditação tiveram redução nos genes pró-inflamatórios, o que está relacionado a rápida recuperação física diante de situações de estresse.
Dessa forma, fica ainda o reforço de que a meditação combate o estresse e todas as suas consequências negativas, como a queda da imunidade e o envelhecimento.
Não é por acaso que a meditação já é empregada em tratamentos de câncer e de muitas outras doenças. Em especial no câncer, onde o paciente é acompanhado com frequência de processos inflamatórios.
Leia também: Hábitos simples para controlar o estresse que você pode cultivar
O aumento das energias vitais
A meditação melhora a saúde do corpo e da mente, o que significa uma vida cheia de saúde, energia e bom humor. Cuidar da mente é também manter o corpo longe de desequilíbrios e deixar que a natureza exerça seu papel de cura.
Por meio da meditação, sensações como estresse e ansiedade se diluem e dão espaço a um estado mental positivo. Esse estado reflete em toda a saúde física, devolvendo ao corpo o equilíbrio.
Eu espero que este artigo ajude você a entender como a meditação cura. Se você não tem o hábito de meditar e deseja iniciar, está convidado a conhecer o meu Programa 21 Dias de Meditação.
Mesmo que você nunca tenha meditado antes. Basta reservar alguns momentos do dia para ouvir os áudios e iniciar essa jornada! Meditar cura, tanto o corpo físico quanto o mental.
Conheça agora: Programa 21 Dias de Meditação.