Você já ouviu que o silêncio é o melhor remédio? Talvez, entenda que em algumas situações seja a melhor resposta. Mas, como pode ser remédio?
Quem já conhece a meditação, a ioga e outras práticas terapêuticas que silenciam a mente, sabe dos benefícios para a saúde mental. Agora, é a voz da ciência que traz o silêncio como o melhor remédio.
Nosso cérebro necessita tanto de silêncio como o pulmão de oxigênio.
Para entender os efeitos benéficos dos momentos de silêncio, continue até o final deste artigo.
Um novo cérebro
As descobertas sobre o cérebro são bastante recentes. Até pouco tempo, acreditava-se ser um órgão destinado ao declínio de suas funções, sem que nada pudesse ser feito para reverter tal processo.
Os estudos sobre neurogênese mudaram esse cenário. Tudo que pode promover a regeneração dos neurônios é fruto de estudo por parte da neurociência.
Nesse sentido, o silêncio foi estudado por cientistas alemães e os resultados surpreenderam. Ficou comprovado que ratos que passavam pelo menos duas horas por dia em silêncio tinham uma atividade diferente no cérebro.
O hipocampo, região cerebral relacionada com memórias e aprendizagem, reproduzia suas células com mais frequência nesses ratos.
Além disso, ficou comprovado que essas novas células podiam se diferenciar, integrando-se ao sistema nervoso e cumprindo novas funções.
Assim, podemos concluir que passar alguns minutos em absoluto silêncio ajuda a conservar memórias e permite mais flexibilidade frente a mudanças.
O silêncio contra o estresse
Nosso organismo está preparado biologicamente para reagir ao menor ruído de imediato, mesmo em meio ao sono. Quando ouvimos um barulho, nossa amídala cerebral é ativada e estimula a liberação de hormônios relacionados ao estado de alerta, como cortisol e adrenalina.
Assim, mesmo que você não faça uma atividade estressante, é provável que você fique cansado após sair de um ambiente de muito barulho.
Por outro lado, o silêncio oferece ao nosso cérebro o oposto: seu efeito relaxante tem o poder da cura.
Conforme estudos, os pesquisadores atestaram que basta um período de 2 minutos de silêncio é mais benéfico que ouvir músicas relaxantes pois ajudam a diminuir a pressão sanguínea.
Leia também: O que o estresse causa à sua saúde?
O papel da meditação
Você já deve ter conhecido sobre os benefícios da meditação. Existem muitos mitos acerca dessa prática, mas eu garanto: se você ficar por apenas alguns minutos em silêncio, concentrado na respiração, já está valendo!
Considerando que ansiedade e estresse são o mal do nosso século, vale a pena reservar um tempo para você mesmo. Sua saúde deve sempre estar em primeiro lugar. Seu corpo, sua mente e seu cérebro agradecem!
Para aprender a meditar, convido você a baixar meu e-book de forma gratuita: Meditação e Autoconhecimento.
Espero com este artigo ter esclarecido como o silêncio é o melhor remédio.