Os benefícios para a saúde do chá de dente-de-leão incluem fortalecer os ossos, desintoxicar o corpo, promover a perda de peso, prevenir doenças crônicas, promover a circulação sanguínea, retardar a ocorrência de diabetes e melhorar a digestão. Outros benefícios incluem reduzir a inflamação, tratar infecções do trato urinário, controlar o diabetes e tratar a acne.
Beber um chá quente de dente-de-leão não apenas relaxa a mente e o corpo, mas também pode tratar vários problemas de saúde. O chá abastece seu corpo com muitos nutrientes regularmente, o que permite que ele funcione de maneira ideal. O dente-de-leão também contém propriedades que afastam os fatores associados à icterícia, e essa é outra razão pela qual os fitoterapeutas o preferem entre outros chás.
O que é dente-de-leão?
Foi considerada uma planta ornamental por séculos, até que seus benefícios para a saúde ganharam popularidade. O nome científico das flores de dente-de-leão é Taraxacum officinale. Na fitoterapia, as raízes e as pétalas das flores são amplamente utilizadas para preparar o chá. Este último é abundante em qualidades que melhoram a saúde.
Em algumas partes do mundo, as raízes do dente-de-leão são secas e picadas para preparar o chá e dizem que até certo ponto têm gosto de café. As raízes da planta são carregadas com muitos nutrientes.
Valor nutricional do dente-de-leão:
Cálcio 187mg
Fibra Alimentar 50 g
Calorias 45 Kcal
Folatos 27 µg
Ferro 10mg
Magnésio 36mg
Manganês 342 mg
Niacina 806 mg
Ácido pantotênico 084 mg
Proteína 70g
Potássio 397 mg
Piridoxina 251 mg
Fósforo 66 mg
Riboflavina 260mg
Sódio 76 mg
Selênio 5 mg
Tiamina 1090 mg
Vitamina A 10161 UI
Vitamina C 35mg
Vitamina E 44mg
Vitamina K 4mg
Zinco 41mg
1. Fortalece os Ossos
Enriquecido com minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio, o chá de dente-de-leão pode fortalecer os ossos. Nutricionistas revelaram que, quando consumidos regularmente, esses minerais ajudam a prevenir a ocorrência de osteoporose. Além disso, à medida que você envelhece, seus ossos começam a perder densidade, o que enfraquece seus ossos e articulações. Essa condição o impede de realizar atividades físicas, além de afetar a qualidade de sua vida. É por isso que os nutricionistas enfatizaram a incorporação de alimentos em sua dieta que funcionam para fortalecer os ossos, como o chá de dente-de-leão.
2. Desintoxica o Corpo
Você precisa desintoxicar seu fígado regularmente, dessa forma seu corpo não ficará consideravelmente menos suscetível a ser vítima de doenças crônicas. Vale ressaltar aqui que os nutricionistas recomendam optar por opções naturais em relação à desintoxicação. O dente-de-leão, por ser diurético por natureza, pode se tornar uma opção segura a esse respeito. Consumir chá de dente-de-leão ajudará a remover toxinas, produtos químicos, excesso de sais e gordura do corpo. Também promoverá enzimas desintoxicantes em seu fígado.
3. Ajuda na perda de peso
Estudos demonstraram que o chá de dente-de-leão contém efeitos anti-obesidade que suprimem as enzimas metabolizadoras de gordura. Esse processo evita que a gordura se acumule em seu corpo e também acelera seu metabolismo. Diz-se que o consumo regular do chá trata o inchaço e o excesso de água que, em última análise, resulta na redução do peso corporal. Os especialistas em fitness geralmente sugerem incorporar várias bebidas em sua rotina diária; O chá de dente-de-leão pode se tornar uma escolha segura para pessoas obesas ou com sobrepeso.
4. O chá de dente-de-leão previne doenças crônicas
Você pode encontrar antioxidantes como sesquiterpenos, flavonoides e compostos fenólicos que funcionam para aliviar os radicais livres em seu corpo. Os radicais livres são o principal fator que contribui para a criação de estresse oxidativo nos órgãos do corpo. A condição mais tarde resulta em várias doenças crônicas como o câncer. Portanto, apenas beba um pouco de chá de dente-de-leão quente e deixe os nutrientes encontrados nele fazerem o trabalho por você.
5. Promove a Circulação Sanguínea
Seu corpo precisa de muito ferro, pois é necessário para realizar várias funções do corpo. A deficiência de ferro pode levar à anemia que contribui significativamente para a fraqueza, fadiga e, em casos graves, cria problemas cognitivos. Além disso, o ferro também é necessário para produzir glóbulos vermelhos. O dente-de-leão é uma potência de ferro e pode combater a deficiência de sangue, melhorando a circulação sanguínea em todo o corpo. Desta forma, seus órgãos permanecerão oxigenados e desempenharão suas funções com máxima eficiência.
6. Atrasa a Ocorrência de Diabetes
Consumir chá de dente-de-leão pode prevenir os riscos associados ao diabetes e impedir o aparecimento da doença crônica. Também é benéfico para controlar o diabetes gestacional em gestantes. Se você tem histórico familiar de diabetes, tente incorporar o chá de dente-de-leão em sua dieta para evitar os riscos que contribuem para o diabetes. No entanto, mais estudos estão em andamento para identificar a eficácia do chá nesse sentido.
7. Melhora a digestão
Os nutricionistas recomendam o chá de dente-de-leão para tratar vários problemas digestivos. Os nutrientes encontrados nele são um estimulante digestivo que ajuda a criar bile adequada, mantendo a indigestão sob controle. Diz-se que consumir uma xícara quente de chá de dente-de-leão após a última refeição acelera a digestão, o que evita problemas estomacais comuns, mas totalmente irritantes, como cólicas, inchaço, constipação, hemorróidas e diarreia.
8. Reduz a inflamação
O dente-de-leão contém propriedades anti-inflamatórias. Os fitoterapeutas o favoreciam devido a seus efeitos positivos sobre dores de cabeça, articulações e tensão muscular. Eles recomendam o consumo regular do chá para pessoas com tecidos inflamados. Porém, em caso de dores constantes, agende uma consulta com seu médico e evite a automedicação.
9. Para Infecções do Trato Urinário
Enriquecido com propriedades diuréticas, consumir chá de dente-de-leão pode impedir os riscos associados a infecções do trato urinário. Promove a micção que mantém os rins e o trato urinário limpos. No entanto, se você notar dor constante ou tonalidade rosada durante a micção, consulte o seu médico de cuidados primários, pois pode ser um sintoma de problema renal grave.
10. Ideal para diabéticos
As propriedades estimulantes do chá de dente-de-leão podem ajudar a estimular a produção de insulina, mantendo o nível mínimo de açúcar no sangue na corrente sanguínea. Além disso, a natureza diurética da bebida ajuda a aumentar a micção, o que permite que as pessoas com diabetes eliminem o excesso de açúcar do corpo. Consumir chá de dente-de-leão também alivia a disposição de açúcar nos rins. Segundo nutricionistas, porém, os chás feitos com ingredientes naturais não apresentam efeitos adversos; beber com moderação pode proteger sua saúde de mais danos.
11. Para Acne
O chá de dente-de-leão é uma potência de componentes que funcionam como desintoxicante, diurético e estimulante naturalmente. Quando consumidas regularmente, as propriedades nutritivas permitem a transpiração, secreção de hormônios e dilatam os poros da pele. Além disso, eles eliminam com sucesso as toxinas acumuladas através do suor e da urina, que ajudam a afastar os fatores associados ao aparecimento da acne.
É carregado com compostos curativos e calmantes que aliviam a inflamação e vermelhidão causada pela acne. O chá de dente-de-leão também contém propriedades antibacterianas que tratam infecções microbianas que, na maioria dos casos, são a principal causa da ocorrência de acne.
Fonte: https://bit.ly/3I1xTwx