Você tem vontade de receber mensagens do seu eu interior através dos sonhos? Saiba que é possível. Não é por acaso que os sonhos protagonizaram diversas histórias ao longo dos anos.
Avanços em processos criativos foram atribuídos aos sonhos, tais como a canção Yesterday de Paul McCartney, a máquina de costura de Elias Howe e a estrutura de carbono e benzeno descoberta por August Kekolé.
Ao longo da história da humanidade, os sonhos tiveram papel com um quê de profético e até de “estrada real que conduz ao inconsciente”, de acordo com Freud.
Os sonhos são bastante pessoais e, apesar de boa parte dos neurologistas acreditarem ser manifestações sem sentido, muitas pessoas procuram em seus sonhos insights sobre suas vidas acordadas.
Afinal, muito além das mensagens que podem trazer, podem servir como ótimos estímulos para a criatividade. Vou listar o que você pode fazer para lembrar dos seus sonhos e interpretá-los.
- Medite antes de dormir
O primeiro passo para receber mensagens do seu eu interior através dos sonhos é meditando. Este é um hábito saudável para que o estresse não atinja seus sonhos.
Quando você fecha os olhos para dormir, seu corpo desacelera. Mas, quando existem ainda estressores em atividade daqueles que não foram processados pelo organismo.
Assim, as chances desses estressores atingirem os sonhos são bem altas. Meditar auxilia a mente a processar esse tipo de influência e mandar embora. Você abre espaço para uma parte mais sutil da sua mente se manifestar.
Ao dormir em paz, você tem mais chances de lembrar dos seus sonhos e acessar os melhores insights.
2. Tenha intenções bem claras
Ainda antes de se deitar, diga em voz alta para você mesmo:
“Eu dou ordens para meu espírito e meu subconsciente para recordar dos meus sonhos”
Caso esteja em uma situação peculiar, à procura de respostas, ou em meio a preocupações, aproveite para pedir orientações ao seu eu interior sobre o assunto. Não importa o que seja.
3. Acorde em paz
Acordar de maneira devagar dá espaço para que as mensagens dos sonhos subam à sua mente consciente. É mais eficaz do que acordar de maneira abrupta, quando os sonhos são interrompidos.
Sempre que possível, dispense despertadores. Acostume seu corpo a despertar de acordo com o seu relógio biológico, sempre no mesmo horário.
4. Registre seus sonhos
Pode ser por meio de um diário escrito ou um gravador de voz. Anote todos os símbolos e as imagens que vierem à sua mente relacionados aos sonhos. Se você lembrar do sonho inteiro, é interessante relatar, embora não seja necessário.
Quando você acorda no meio da noite, também é útil anotar as principais lembranças antes de voltar a dormir, já que no dia seguinte pode não lembrar.
5. Interprete seus sonhos
Receber mensagens do seu subconsciente através dos sonhos não exige que ninguém seja mais que humano. Quando você mantém seus registros cotidianos de sonhos, consegue identificar padrões de imagens, situações e pessoas que se repetem.
Não esqueça de anotar quando uma coincidência ocorrer com a sua vida real. Por exemplo, você sonhou com uma pessoa que não vê há muito tempo e no mesmo dia recebeu um telefonema. Sempre que sentir necessário, anote.
O campo da consciência pura deixa pistas pelos sonhos, assim como nos momentos de vigília. As coincidências podem oferecer sinais que podem ser úteis para guiar o comportamento, na direção do que é melhor para a sua evolução.
A mecânica do que ocorre durante os sonhos e o cotidiano é a mesma: são projeções da alma, e nós somos meras testemunhas. Quando observamos nossos sonhos, somos capazes de interpretar os melhores caminhos para nós.
Espero ter esclarecido como receber mensagens do seu eu interior através dos sonhos.