Você já sentiu o alívio da respiração no controle da ansiedade?
Respirar. Inspirar. Expirar. Verbos soterrados pelas urgências e preocupações cotidianas. Quantas vezes você perdeu o domínio de alguma situação pela falta dessa consciência?
Quando ocasião exige muito de você é o momento ideal para respirar. Ironicamente, as chances de você lembrar de ficar consciente diante de uma dificuldade são baixas.
É por isso que a respiração deve ser exercitada diariamente! A ansiedade puxa a mente para problemas imaginários de um futuro que, sabemos, não existe. Tudo que há é o agora. É neste momento que a nossa mente precisa estar concentrada.
Hoje, vou ensinar a você algumas técnicas de respiração para viver mais tranquilo e conseguir dar o seu melhor frente às adversidades.
Ao final deste artigo, você vai saber quais as melhores técnicas de respiração no controle da ansiedade que podem fazer parte do seu cotidiano.
Respiração abdominal
A respiração clássica de inspirar e expirar o ar profundamente é uma das mais poderosas para acalmar o seu corpo. Você pode respirar sentado ou deitado, desde que mantenha a postura reta.
Com a mão sobre o abdômen, inspire o ar até sentir o abdômen encher. Segure por dois tempos e, depois, solte. Expire por quatro tempos esvaziando os pulmões e a barriga.
Repita pelo tempo que tiver ou considerar necessário.
Respiração alternada
Ideal para os momentos em que você precisa trazer a sua mente para o momento presente. Essa técnica ajuda a dissipar a tensão acumulada e a fadiga, além de melhorar a concentração.
Primeiro, você fecha a narina direita e inala o ar com a narina esquerda. Em seguida, fecha essa mesma narina e solta o ar pela narina direita. Pode manter a narina esquerda bloqueada e expirar novamente pela direita.
Então, você fecha a narina direita e expira pela esquerda. E assim sucessivamente, repetindo o processo pelo tempo que quiser ou puder.
Leia também: Como você pode aprender a meditar em 21 dias?
Respiração igual
Inspirar e expirar pela contagem igual dos tempos é a técnica utilizada aqui. Recomendo que comece contando quatro tempos.
Primeiro, você puxa o ar por quatro tempos. Depois, solta por mais quatro tempos. Repita esse processo por, no mínimo, cinco minutos. Quando se sentir mais confortável, pode aumentar a contagem dos tempos para seis ou oito tempos de respiração.
Respiração de abelha
Essa técnica de respiração no controle da ansiedade é uma das mais poderosas e é bastante popular entre quem pratica ioga. Sua garganta vai emitir um leve som. Por isso, procure um local tranquilo para fazer. Se conseguir transformar em hábito, melhor.
Faça sentado ou deitado, sempre com a coluna ereta e o corpo relaxado. Com os polegares sobre os ouvidos e os outros dedos cobrindo os olhos, inspire profundamente. Solte o ar devagar enquanto pressiona os ouvidos e faz um zumbido com as cordas vocais. O som deve imitar uma abelha.
Pode repetir essa respiração por seis ou sete vezes. O mais interessante dessa técnica é o isolamento sensorial propiciado pelo fechamento de olhos e ouvidos, o que faz você manter a mente 100% no momento presente e na respiração.
O som também ajuda a conduzir sua atenção para o seu interior, o que proporciona o relaxamento do sistema nervoso. Recomendo, inclusive, que você descubra o seu som primordial, do exato momento do seu nascimento. Clique aqui.
Eu espero que essas técnicas de respiração no controle da ansiedade ajudem você a construir uma vida plena e focada no momento presente.