A síndrome pré-menstrual se manifesta com fortes dores no útero, muito inchaço e dores de cabeça. A maior parte das mulheres já sabe o que é sofrer com esses sintomas.
E se eu te contar que não precisa ser dessa maneira?
Talvez, você nunca tenha refletido sobre esses sintomas. Olhar para esses incômodos como um recado do seu corpo para o seu espírito pode mudar para sempre a sua relação com o período pré-menstrual.
Seu corpo nunca se manifesta por acaso!
Os dias que antecedem a chegada da menstruação pedem recolhimento e reflexão por parte da mulher. Mais do que nunca, é um momento de autocuidado. O corpo pede atenção especial!
Quando a mulher deixa de lado essa necessidade vital, os sintomas ficam bastante intensos.
Não estou tratando de uma perspectiva generalizada ou com base no que ouço de algumas pacientes. Existem evidências científicas demonstrando a importância de cuidar do corpo com o dobro de atenção durante o período pré-menstrual.
Leia também: O poder da gratidão para uma vida mais leve e realizada
Como evitar a síndrome pré-menstrual?
Durante todo o seu ciclo é recomendável que você pratique exercícios físicos, controle o seu estresse e alimente-se de forma a nutrir o organismo.
Mas, em especial durante os dias que antecedem a menstruação, é aconselhável silenciar. A prática de yoga é uma grande aliada para a mulher encontrar o seu equilíbrio e acalmar os sinais da síndrome pré-menstrual.
Acredite, tudo está interligado. É por isso que não vale a pena sentir raiva dos sintomas que acompanham o início da menstruação.
O melhor caminho é aceitar. Aquiete-se por alguns dias. Respeite seu próprio ritmo! Essa atitude de respeito consigo mesma, por si só, tende a atenuar os incômodos típicos da síndrome pré-menstrual.
Convido você a conhecer meu Programa 21 Dias de Meditação.
Nessa jornada de 21 dias, ajudo você a se conectar com seu eu interior por meio de meditação. Ao encontrar o espaço dentro de si onde não há pensamento algum – o que eu chamo de não-lugar – você conecta a sua verdade essencial.