Os hormônios do seu corpo controlam a maioria de suas funções corporais básicas. Eles servem como um sistema de comunicação interna entre as células em todo o corpo. Eles coordenam tudo, desde a digestão e o crescimento até o apetite, função imunológica, humor e libido. Portanto, quando seus hormônios estão desequilibrados, mesmo que levemente, isso pode ter um grande impacto em sua saúde e bem-estar.
Muitas vezes, quando os hormônios das pessoas caem ou se desequilibram, elas recorrem a terapias de reposição hormonal para aliviar os sintomas. Uma dessas terapias, a terapia de reposição hormonal bioidêntica (TRHB), tem recebido muita atenção nos últimos anos. Ele promete uma solução “natural” para problemas hormonais. Mas o que exatamente é TRHB e como é diferente de outras terapias de reposição hormonal?
Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber sobre TRHB, seus benefícios e riscos e se pode ser adequado para você.
O que é TRHB?
TRHB pode ser usado para tratar homens e mulheres quando seus níveis hormonais caem ou ficam desequilibrados. É mais frequentemente usado para aliviar os sintomas da perimenopausa e da menopausa. Também pode ser usado para melhorar os sintomas do tratamento do câncer ou para tratar condições como:
resistência a insulina
distúrbios adrenais e da tireoide
osteoporose
fibromialgia
Hormônios bioidênticos são hormônios artificiais derivados de estrogênios vegetais que são quimicamente idênticos aos que o corpo humano produz. Estrogênio, progesterona e testosterona estão entre os mais comumente replicados e usados no tratamento. Hormônios bioidênticos vêm em várias formas, incluindo:
- pílulas
- cremes
- géis
- injeções
- implantes
Componentes da TRHB
Alguns hormônios bioidênticos são fabricados por empresas farmacêuticas. Outros, conhecidos como hormônios bioidênticos compostos, são feitos sob medida por uma farmácia de manipulação, de acordo com as ordens do médico. Este processo é conhecido como composição. A composição normalmente envolve ingredientes sendo combinados ou alterados para atender às necessidades de um indivíduo.
A maioria dos hormônios bioidênticos são fabricados e vendidos sem controles de segurança, qualidade ou pureza. Muitas organizações médicas se posicionaram contra o marketing e o uso de hormônios bioidênticos não aprovados.
Hormônios bioidênticos compostos são frequentemente apontados como mais seguros e eficazes do que os hormônios sintéticos.
Sintético x bioidêntico
Os hormônios bioidênticos são diferentes daqueles usados na terapia de reposição hormonal tradicional (TRH), pois são quimicamente idênticos aos que nosso corpo produz naturalmente e são feitos de estrogênios vegetais. Os hormônios usados na TRH tradicional são produzidos a partir da urina de cavalos prenhes e outros hormônios sintéticos.
Os defensores dos hormônios bioidênticos afirmam que seus produtos são mais seguros porque são “naturais” e idênticos aos hormônios que o corpo produz naturalmente.
Benefícios da TRHB
A TRHB é normalmente usada à medida que as pessoas envelhecem e os níveis hormonais caem, principalmente para mulheres que estão na perimenopausa ou na menopausa. É usado para aumentar os níveis dos hormônios que caíram e melhorar os sintomas moderados a graves da menopausa, incluindo:
- ondas de calor
- suor noturno
- mudança de humor
- perda de memória
- ganho de peso
- problemas de sono
- perda de interesse em sexo ou dor durante o sexo
Além de ajudar com os sintomas, a terapia de reposição hormonal também pode reduzir o risco de diabetes, perda de dentes e catarata. Há algumas evidências de que pode ajudar a melhorar a espessura, hidratação e elasticidade da pele e até reduzir as rugas.
Para aquelas com câncer que passaram por tratamentos que afetam seus níveis de estrogênio, a TRHB demonstrou ser eficaz na melhoria do bem-estar geral e da qualidade de vida. Em um estudo, pessoas com câncer submetidas a TRHB encontraram alívio dos sintomas relacionados ao tratamento, como enxaquecas, incontinência, baixa libido e insônia.
Como tomar TRHB?
TRHB vem em uma variedade de formas, incluindo:
- pílulas
- cremes
- géis
- injeções
- implantes
Converse com seu médico sobre qual forma pode ser melhor para você e seu estilo de vida. Você provavelmente precisará ser monitorado regularmente assim que iniciar o TRHB para avaliar a resposta do seu corpo.
Fontes: https://bit.ly/35dlaGA