Você já ouviu falar sobre os benefícios da meditação?

Quem tem o hábito de meditar sente os efeitos a curto, médio e longo prazo. A meditação, comprovadamente, exerce impactos benéficos cumulativos no cérebro humano.

Hoje, vou falar sobre os principais benefícios da meditação.

Menos estresse

O tão temido mal do século pode ser controlado com o hábito da meditação. Nosso organismo é programado para reagir diante de estímulos adversos. Cobranças no trabalho, nos relacionamentos, trânsito…

Tudo isso contribui para liberar os hormônios ligados ao estresse. Quando produzidos em excesso no organismo, desencadeiam processos inflamatórios que envelhecem e adoecem.

A meditação ajuda você a administrar o estresse sem fugir dos problemas ou fechar os olhos para as situações.

Leia também: O poder da meditação no controle da ansiedade

Sono de qualidade

Pesquisadores da Califórnia mediram os efeitos da meditação no sono. O estudo dividiu adultos de 55 anos que sofriam com distúrbios moderados para dormir em dois grupos.

O primeiro grupo, com 24 pessoas, passou por meditação. O segundo grupo, com 25 pessoas, passou por um programa de higiene do sono.

Como resultado, o grupo que passou pela meditação apresentou menos insônia, fadiga e depressão, em relação aos participantes que passaram pela higiene do sono.

Sistema imunológico fortalecido

Um estudo avaliou os efeitos da meditação no sistema imunológico. Com o título “Alterações no cérebro e função imunológica produzidos pela Meditação Mindfulness”,um programa de treinamento aplicado em pessoas saudáveis com duração de 8 semanas foi realizado.

A atividade cerebral foi registrada antes e depois da meditação. Esse mesmo registro ocorreu 4 meses após essas 8 semanas. Em seguida, os integrantes do grupo de meditação e de outro grupo que não praticou a meditação receberam vacina contra o vírus Influenza.

Ficou comprovado que os participantes das 8 semanas de meditação produziram mais anticorpos que os integrantes do outro grupo. Assim, conclui-se que mesmo um programa curto de meditação impacta positivamente o cérebro e as funções imunológicas.

Que tal 21 dias de meditação?

Durante toda minha vida, ajudei pacientes que nunca meditaram e não sabiam por onde começar. Também auxiliei pacientes que, por motivos adversos, perderam o hábito.

Por saber da dificuldade em adotar esse costume, criei o Programa 21 dias de meditação.

Em média, esse é o tempo que o seu organismo precisa para adotar um novo hábito. O momento da meditação é um período somente seu. Cuide da sua saúde física e mental meditando!

Acesse agora: Jornada da Meditação Para uma Vida Longa e Saudável

Você já sabe de alguns benefícios da meditação. Para saber mais, continue acompanhando meu blog.

Até a próxima!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio?E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz.Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!
Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
1
Olá! 👋 Se tiver alguma dúvida, é só me chamar☺
Powered by