Tenho falado muito por aqui que os sintomas da menopausa causam desconfortos significativos na mulher. Desta maneira, a procura por formas de amenizá-los segue crescendo. E por este motivo, eu trouxe um assunto que pode ajudar nessa questão: os chás para a menopausa.

O chá é uma bebida muito antiga e popular.

Ele ganha notoriedade quando se fala no seu poder de cura e prevenção, sendo esse um conhecimento milenar baseado nas plantas e na natureza.

Sendo assim, para conhecer um pouco mais sobre a capacidade desta bebida e de que forma os chás para a menopausa podem ser benéficos nesta fase da vida, confira o artigo completo.

Essa é uma alternativa a ser considerada na melhora da qualidade de vida durante o climatério e menopausa.

O poder dos chás

Existem diversos tipos de chás e para as mais diversas situações. Os chás potencializam o efeito das plantas gerando muitos benefícios para saúde, sejam eles curativos ou preventivos

Os chás podem ter efeitos diuréticos, laxantes, tranquilizantes, digestivos, antigripe, emagrecedores e outros, dependendo do tipo de insumo que se utiliza ao prepará-lo.

Além disso, os chás avivam a hidratação do organismo auxiliando em aspectos como a diminuição de inchaços, melhora no funcionamento do intestino e no equilíbrio hídrico das células.

Estamos falando aqui de uma bebida totalmente natural que tem como base o uso de folhas naturais ou secas, raízes, cascas e caules, ou seja, diversas partes das plantas.

Ao serem utilizados, junto com a água quente, seus nutrientes são otimizados e facilmente absorvidos pelo corpo.

Desta forma, os chás para a menopausa são uma maneira de amenizar os sintomas e trazer mais conforto para a vida da mulher.

Como os chás para a menopausa podem ajudar nos sintomas

Seja na fase do climatério ou no acontecimento da menopausa, a mulher começa a ter que administrar diversos sintomas desconfortáveis devido a diminuição da produção hormonal.

Os hormônios que antes faziam a manutenção do sistema reprodutor e de outros as aspectos importantes para a saúde da mulher, deixam de ser produzidos acorrentando em manifestações como:

  • Insônia;
  • Sudoreses e ondas de calor;
  • Dores de cabeça;
  • Baixa libido;
  • Depressão;
  • Cansaço excessivo;
  • Irritabilidade e oscilações de humor.

Fazer uso de medicamentos, a exemplo da reposição hormonal, acaba sendo uma forma de aliviar esses sintomas. Entretanto, encontrar maneiras naturais e alternativas também tem seus benefícios.

Desse modo, esse é o caso dos chás para menopausa. Com suas vantagens e simplicidade, tem sido uma forma considerável para um tratamento natural.

Leia mais: Quando é o início do climatério e da menopausa

4 chás para a menopausa

Dito isto, vamos conhecer 4 chás para a menopausa:

Chá de ginseng

O ginseng possui ação antiinflamatória e analgésica aliviando dores e desconfortos comuns da menopausa. Além disso, um estudo mostrou que a raiz aumenta a excitação nas mulheres durante essa fase da vida.

O ginseng diminui o cansaço proporcionando mais energia ao organismo.

Como utilizar: coloque dez grama de ginseng em uma xícara de água quente e deixe repousar por 30 minutos. Coe e beba.

Chá de amora

A amora contém flavonoides, especialmente a isoflavona. O chá pode ser feito com o broto da amora ou com as folhas. O chá de amora alivia os sintomas da menopausa como a depressão, as ondas de calor e as dores de cabeça.

Como utilizar: coloque duas folhas de amora em água quente, aguarde uns minutos e coe antes de tomar.

Chá de erva-de-são-cristóvão

O chá de erva-de-são-cristóvão pode ajudar, principalmente mulheres com menopausa precoce. Ele auxilia na redução da secura vaginal e nas ondas de calor, conforme aponta um estudo

Contudo, esse chá não é indicado para quem tem problemas de pressão, fígado ou está grávida.

Como utilizar: misture uma colher de folhas da erva em uma xícara de chá, deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.

Chá de ginkgo biloba

O estrogênio é um dos hormônios que deixa ser produzido com a chegada a menopausa. O ginkgo biloba é rico em fitoestrógenos que pode aumentar esses níveis de estrogênio, proporcionando um equilíbrio hormonal natural para a mulher.

Além disso, existe um estudo que confirma a melhora nas oscilações de humor com o uso da ginkgo biloba. No entanto, vale ressaltar que o consumo por um longo período de tempo pode causar coagulação no sangue. Na dúvida consulte seu médico.

Como utilizar: faça uma infusão de uma colher de chá de folha de ginkgo biloba em uma xícara de água quente, deixando descansar por 1 minuto. Coe a mistura e beba.

Desta forma, perceba que os chás carregam uma bagagem de benefícios que não se pode desconsiderar quando o assunto é melhorar a qualidade de vida da mulher.

Eis um complemento interessante

Se você chegou até este ponto da leitura, já descobriu que os chás podem ajudar (e muito) no enfrentamento do sintomas do climatério e menopausa.

Sendo assim, essa é uma alternativa a se considerar.

Inserir os chás no seu dia a dia pode até parecer difícil, caso você não seja acostumada a consumir tal bebida. Contudo, como todo hábito que precisa ser mudado, será só uma questão de tempo para começar a colher os benefícios, que são muitos.

Você também pode gostar de ler: Principais benefícios da meditação na menopausa

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!