Meditação e Longevidade

Glifosato, um xenostrogênio desregulador hormonal

O que é o glifosato?

O glifosato é um dos agrotóxicos herbicidas mais utilizados no mundo atualmente. É utilizado amplamente em plantações como as de soja transgênica (basicamente o único tipo de soja que consumimos hoje em dia), por exemplo. Ele é absorvido pelas folhas das plantas em sua maior parte e interage diretamente com uma enzima vegetal envolvida no crescimento destas. Embora seja classificado como um agrotóxico de baixa toxicidade, muitos estudos ainda precisam ser realizados.

Recentemente, em março de 2015, a Agência Internacional de Pesquisas em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde, classificou o glifosato como “provavelmente cancerígeno em humanos” (Categoria 2A) com base em estudos epidemiológicos, estudos em animais e estudos in vitro. O glifosato é absorvido pelo solo, e além deste, também contamina a água, os animais e todos os alimentos que derivam de plantações que o usam. As abelhas, consideradas um dos animais mais importantes do mundo, estão desaparecendo em razão do uso destes herbicidas e pesticidas. A Alemanha, um dos países mais conscientes nas questões socioambientais, decidiu banir completamente o glifosato até 2023.

Que malefícios o glifosato pode me causar?

Diversos, porém muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas pois se trata de um agente químico relativamente novo, comercializado desde 1974. Além de estudos mostrando a relação entre o glifosato e a doença celíaca, há indícios de que a substância está relacionada ao câncer e ao Alzheimer. Um estudo realizado em 2013, observou em laboratório que o glifosato aumentou a proliferação celular de células T47D de câncer de mama dependente de hormônio, sugerindo que o agente químico pode se ligar a receptores de estrogênio e aumentar a proliferação celular e agir como um desregulador hormonal. Faz parte dos chamados xenostrogênios, que são substâncias químicas exógenas, que pode ser naturais ou sintéticas, que imitam o estrogênio. Eles podem ser compostos químicos sintéticos ou naturais.

Como me afastar desse tipo de substância?

Opte pelo consumo de alimentos orgânicos, aqueles que não utilizam agrotóxicos para serem produzidos. O glifosfato é apenas um dos vários compostos químicos que estão circulando nos alimentos industrializados de hoje em dia. Procure se informar sobre os xenostrogênios e assim evitar a ingestão destes.

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!

Recent Posts

13 Tipos de Sal: Guia de Compra

O sal é uma substância cristalina que usamos para temperar nossos alimentos. Nos tempos romanos,…

7 meses ago

O que são Miomas e como eles afetam a saúde das mulheres?

Explore o mundo dos miomas, sua aparência, localização, padrões de crescimento e impacto na menstruação,…

10 meses ago

O Poder do Microbioma: Como Ele Afeta sua Saúde

Os desequilíbrios do microbioma estão ligados a uma variedade de questões de saúde. Os probióticos…

10 meses ago

Sensibilidade ao glúten não celíaca: um diagnóstico complexo

A eliminação do glúten como uma mudança de estilo de vida tem ajudado muitos pacientes…

10 meses ago

Na época do Titanic, quais mudanças ocorreram entre as mulheres do passado em relação às mulheres de hoje?

No contexto do naufrágio do Titanic, ocorrido em 1912, é interessante observar como as mulheres…

11 meses ago

Protetor solar: todos são seguros?

Segundo a reportagem da CNN "Only 25% of sunscreens offer broad-spectrum protection without ‘troublesome’ ingredients,…

12 meses ago