E se eu te contar que hábitos simples para controlar o estresse estão ao seu alcance? Continue até o final para saber tudo!

Afinal, controlar o estresse é um grande desafio para a maioria de nós. Fugir das situações que intensificam o estresse não é uma opção. No entanto, podemos dominar melhor o nosso mundo interior para responder com mais inteligência a essas situações.

Recebo dúvidas de muitas pessoas que buscam na meditação um caminho para diminuir o estresse. Respondo sempre com alegria que, sim, estão no caminho certo!

O hábito de meditar ajuda você a controlar o estresse de forma natural. Para saber tudo sobre esse e outros assuntos, siga com a leitura.

Respire profundamente

No momento em que você sentir o estresse invadir seu corpo – em meio ao trânsito, à cobrança no trabalho ou outra via -, experimente respirar profundamente.

Ao sentir seu peito encher e se expandir, sinta um pouco de paz invadir o seu interior. Ao soltar o ar, veja tudo aquilo que te causava pressão indo embora.

Separe em três sessões de cinco respirações, tal como um verdadeiro exercício. Você vai se surpreender com a sensação de relaxamento proporcionada.

Nas primeiras respirações, você pode até sentir um desconforto. No entanto, logo o ritmo da respiração fica acertado.

Seja grato

A gratidão deve ser outro exercício diário em sua vida.

Assim, quando você se sente encurralado pela pressão do cotidiano, lembrar de três coisas pelas quais deve agradecer abre uma luz que ilumina esses momentos.

Quando você não consegue lembrar de três coisas, é porque está ocupado demais olhando para o que não tem. É preciso observar melhor a riqueza que está ao seu alcance.

Por isso, um bom exercício é tomar nota de tudo aquilo que te faz sentir gratidão.

Seja a sua saúde perfeita, sua casa, seu carro, sua família… Quando você toma nota, a lista é muito maior que três itens.

Visualize

Já falei aqui no blog sobre a importância de criar imagens mentais positivas.

Tudo que vivemos criamos primeiro em nossas mentes. Nossa realidade física reflete aquilo que se passa primeiro em nossos pensamentos.

Por isso, diante das pressões cotidianas, procure visualizar uma paisagem pacífica. Por exemplo, se você está prestes a fazer uma apresentação de projeto diante de uma equipe de reunião e os pensamentos que antecedem são nebulosos, causa uma ansiedade desnecessária.

Essa atitude mental só prejudica o seu desempenho diante dessa apresentação. Substitua essas imagens mentais negativas por imagens positivas.

A meditação

A meditação é uma poderosa ferramenta para você controlar o estresse no cotidiano. Boa parte das explosões de hormônios como adrenalina e cortisol são desencadeadas com preocupações existentes apenas na sua mente.

A meditação ajuda você a manter o foco no presente e naquilo que precisa e pode ser resolvido no exato momento.

Um dos primeiros efeitos da meditação é exatamente esse: o controle do estresse.

Embora você não possa parar e meditar diante de uma situação de estresse, manter a meditação como parte da sua rotina vale muito a pena. Bastam alguns minutos por dia.

Se você sente o chamado para começar a meditar, precisa conhecer o meu programa 21 Dias de Meditação. É um programa especial para fazer da meditação um hábito em sua vida.

Eu espero que este artigo ajude você a entender como hábitos simples podem ajudar você a controlar o estresse.

Até a próxima!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio?E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz.Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!
Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
1
Olá! 👋 Se tiver alguma dúvida, é só me chamar☺
Powered by