Você sabia que a meditação traz muitos benefícios para crianças?

Quando falamos em meditar, instantaneamente relacionamos à melhora do foco e à diminuição do estresse. Esses benefícios são valiosos também para uma geração que está crescendo diante de telas, em espaços cada vez menores e com menos contato com a natureza.

Em algumas escolas da Inglaterra, a meditação já faz parte da grade curricular. Além disso, estudos relacionam a meditação para crianças com inúmeras vantagens.

Continue até o final da leitura para conhecer os benefícios da meditação para crianças e saber como conduzir seus pequenos a esse hábito.

Os efeitos da meditação

A meditação para crianças já conta com alguns estudos que confirmam o quanto essa prática faz bem para a sua formação. Um estudo feito em 2012 com 780 alunos e 47 professores, em Oakland, na Califórnia (EUA), comparou alunos que passaram pelas práticas de meditação com aqueles que não tinham a prática.

Algumas das mudanças foram sentidas pelos próprios professores nesses estudantes:

  • 83% relataram a melhora no foco;
  • 89% relataram a melhora do equilíbrio emocional;
  • 76% perceberam mais compaixão entre os alunos;
  • 79% notaram maior participação nas aulas.

Toda essa mudança de comportamento está alinhada ao benefícios que as crianças recebem de uma rotina regular de meditação. A diminuição do estresse e da ansiedade, melhora do sono, redução da agressividade e relaxamento mental são alguns deles.

Além disso, também é apontada a melhora da concentração, a diminuição dos sintomas do TDAH e mais maturidade para lidar com sentimentos ruins. 

Assim, fica o questionamento: será que dá para meditar em sala de aula? Será que as crianças aceitam essa prática? Na Inglaterra, já é uma realidade.

Meditação como disciplina

Na Inglaterra, pelo menos 370 escolas já incluíram a meditação como componente da grade curricular junto de disciplinas tradicionais como matemática, história e artes. O objetivo é melhorar a saúde mental das novas gerações.

Durante essas aulas, as crianças são conduzidas por especialistas em saúde mental sobre temas como relaxamento, respiração, entre outras técnicas úteis para administrar as próprias emoções.

Assim, espera-se que situações como bullying, estresse e outras dificuldades do cotidiano escolar sejam reduzidos. Essa iniciativa partiu após divulgação dos números levantados pelo Serviço Nacional de Saúde sobre o aumento de transtornos mentais em crianças.

Leia também: Meditação e música para reverter perda de memória são alvos de estudos

Meditando com crianças

Ajudar as crianças a meditar pode ser um desafio para pais e profissionais de educação. Assim, algumas dicas que dou são:

  • Estimular a meditação respeitando o tempo da criança;
  • Criar um ambiente favorável e interessante;
  • Caminhar por lugares calmos, como um parque;
  • Contar histórias e usar uma música relaxante, tal como em uma meditação guiada;
  • Fazer exercícios de respiração.

Além de todos os benefícios, ao ensinar para uma criança o hábito de meditar, é provável que ele tenha a incorporar como uma prática recorrente por toda a sua vida.

Eu espero que este artigo ajude você a entender os benefícios da meditação para crianças.

Até a próxima!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio?E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz.Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!
Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
1
Olá! 👋 Se tiver alguma dúvida, é só me chamar☺
Powered by