A primeira menstruação é um marco na vida da mulher. Contudo, esse é uma fase que chega ao fim. Esse costuma ser um período de grandes mudanças na vida da mulher e por este motivo, mitos e verdades sobre a menopausa pairam no ar.

Com ela chegam, também, diversas dúvidas, anseios e desafios. 

Foi pensando em esclarecer alguns pontos importantes que nós elaboramos o artigo abaixo explorando os mitos e verdades sobre a menopausa.

Se você quer entender mais sobre essa fase da vida, continua comigo.

Nas próximas linhas você entenderá o que é a menopausa, seus mitos e verdades e de que forma ela impacta na qualidade de vida da mulher.

O que é a menopausa?

Basicamente, a menopausa se caracteriza pela última menstruação da mulher.

Esse é um acontecimento onde se apresentam diversos sintomas conhecidos entre as mulheres que não menstruam mais. Já o climatério é a fase que antecede a menopausa e pode durar de um a dois anos dando indícios de que algo vai mudar.

Fisiologicamente, acontece o enfraquecimento da atividade dos ovários o que leva a diminuição da produção de estrogênio. Esse hormônio é importante para a regulação da gordura corporal, do colesterol e dos açúcares, elementos que que impactam na densidade óssea.

Por este motivo, é comum encontrarmos mulheres na menopausa que apresentam problemas ósseos como a osteoporose.

O início da menopausa pode variar, contudo grande parte das mulheres brasileiras entra nessa fase da vida por volta dos 51 anos.

Sendo esse um tema que desperta muitas inseguranças, sobre ele rodeiam diversas crenças, histórias e verdades.

E para esclarecer essas dúvidas listamos abaixo 7 mitos ou verdades sobre a menopausa

Mitos e verdades sobre a menopausa

Eis uma fase de adversidades na vida da mulher.

Contudo, a falta de informações explicativas e seguras faz com que as dúvidas assustem e até causem medo neste estágio da vida.

Conheça agora, 7 mitos ou verdades sobre a menopausa que você precisa esclarecer de uma vez por todas.

Número 1: A menopausa só chega depois dos 50 anos [MITO]

A partir dos 45 anos o acontecimento da menopausa é considerado normal. Apesar disso, existem casos em que a mulher pode parar de menstruar por volta dos 30 anos, a chamada menopausa precoce.

Número 2: A reposição hormonal não é obrigatória [VERDADE]

Diferentemente do que muita gente pensa, não é obrigatório fazer reposição hormonal quando se atinge a menopausa. Essa era uma indicação da maioria dos médicos para atenuar os sintomas que a falta de estrogênio causa na mulher, há anos atrás. 

No entanto, hoje em é comum aliar a reposição hormonal com outras terapias alternativas.

A reposição de hormônio deve ser avaliada caso a caso pelo profissional especializado.

Número 3: Após a menopausa a mulher fica vulnerável a algumas doenças [VERDADE]

Como já falei aqui no artigo, a última menstruação marca a diminuição do estrogênio no corpo da mulher e isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares,  hipertensão e outras. 

Para se proteger é preciso fazer acompanhamento médico periódico e manter hábitos saudáveis.

Número 4: A pílula anticoncepcional reverte a menopausa [MITO]

A acontecimento da menopausa se define, principalmente, por fatores genéticos e nesse caso o uso de pílula anticoncepcional por longos períodos não muda o momento em que a mulher chegará na sua última menstruação.

Número 5: A menopausa altera a aparência da pele, unhas e cabelo [VERDADE]

O colágeno, substância responsável pela elasticidade da pele, é gerado a partir do estrogênio, hormônio que deixa de ser produzido pela mulher após a menopausa. E por este motivo a pele fica mais flácida, os cabelos tendem a cair mais e as unhas enfraquecem.

Número 6: Existe relação entre menopausa e câncer [MITO]

O acontecimento da menopausa não causa câncer, sendo que é algo natural inerente a idade fértil da mulher. 

Entretanto, mulheres que precisam fazer reposição hormonal e tem histórico de câncer de útero ou mama na família, devem ficar alerta quanto ao aparecimento da doença nessa fase da vida.

Número 7: A mulher sente mais calor após a menopausa [VERDADE]

O calorão é o sintoma mais conhecido entre as mulheres na fase da menopausa. As “ondas de calor” são passageiras e intensas aumentando a circulação de sangue no tronco, pescoço e face, principalmente.

O calor costuma causar desconforto e muito suor, ainda que durem poucos minutos.

Leia mais: Dieta mental: o poder do pensamento em nossa saúde

Cuidados importantes na menopausa

Além de todos os mitos e verdade que acabamos de conhecer, a menopausa chega acompanhada de vários outros sintomas que requerem atenção.

Durante esta fase da vida a mulher pode sofrer com:

  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Variações de humor;
  • Ganho de peso;
  • Baixa libido.

A rotina de hábitos saudáveis envolvendo uma alimentação rica em nutrientes e atividade física, aumenta a qualidade de vida moderando os sintomas acima. 

Vale ressaltar que o acompanhamento de um médico especializado é mais importante do que nunca após a menopausa. Nenhuma lista de mitos ou verdades sobre a menopausa substituem um profissional especializado.

Uma fase, muitas dúvidas

Assim como em várias fases da vida fértil da mulher, a menopausa tem seus desafios.

O importante é se manter informada, cultivar bons hábitos e se prevenir. 

Se você ainda não chegou na menopausa, comece a cuidar da saúde o quanto antes.

Não fique no campo das dúvidas e busque conhecimento para ter uma qualidade de vida melhor, não importando a fase da vida ou a sua idade.

Você também pode gostar de ler: Síndrome pré-menstrual: um recado do seu corpo para o seu espírito

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!