Você conhece o poder do otimismo na saúde?

Falo de um dos principais atributos das pessoas felizes!

Ao estudar sobre meditação, passamos a entender que tudo começa em nossa mente. Nossos pensamentos nutrem nosso corpo tanto quanto os alimentos consumidos. Já falei sobre o assunto neste artigo. Assim, pensamentos saudáveis dão origem a um corpo saudável.

Esse não é um assunto místico, mas sim, foi estudado amplamente pela ciência.

Quer saber o papel do otimismo na saúde? Continue até o final deste artigo.

Otimismo previne diabetes

Em uma análise publicada no periódico Menopause dia 21 de janeiro de 2019, uma equipe de médicos avaliou dados de quase 140 mil mulheres com idades entre 50 e 79 anos que passaram pela menopausa.

Ao ingressar no estudo, essas mulheres não tinham diabetes. Seus comportamentos e sua saúde foram acompanhados durante 14 anos. Ficou comprovado que as mulheres mais otimistas tinham 12% menos chances de desenvolver diabetes.

Já as mulheres com tendências ao comportamento hostil e pensamentos negativos eram mais propensas a desenvolver diabetes. Além disso, os autores do estudo especulam que os fatores emocionais possam ofuscar os mecanismos da obesidade em mulheres obesas.

Otimismo afasta problemas cardíacos

Se estresse e ansiedade adoecem o coração, as emoções positivas podem fazer muito bem. Esse é o resultado de um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos EUA.

Um grupo de voluntários composto por 2618 homens e mulheres participaram de uma angiografia. Esse é um exame que revela a fluidez do sangue pelas artérias. Antes de se submeter ao exame, cada voluntário respondeu a um questionário sobre sua expectativa em relação ao futuro e à saúde.

Passados 15 anos, aqueles que deram respostas otimistas tinham 24% menores chances de sofrer com problemas do coração.

Otimistas também têm visão melhor

O humor da pessoa afeta até mesmo a sua capacidade de enxergar, modificando funções do córtex visual. Isso ficou comprovado em um grupo de voluntários, em pesquisa conduzida pela Universidade de Toronto.

Durante o experimento, várias imagens que continham o rosto humano no centro e eram cercadas por detalhes nas laterais. Os voluntários precisavam dizer se a face era masculina ou feminina, mas era apenas um motivo para que fixassem o olhar no centro da imagem.

Ficou comprovado que as pessoas mais otimistas viam mais os detalhes em torno, não apenas o centro da imagem. Assim, a conclusão foi que o otimismo amplia o campo de visão!

Quer saber mais sobre o papel do otimismo na saúde? Convido você a assistir ao vídeo abaixo e aproveitar para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio?E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz.Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!
Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
1
Olá! 👋 Se tiver alguma dúvida, é só me chamar☺
Powered by