DHEA é a sigla para desidroepiandrosterona, um hormônio que é produzido naturalmente pelas glândulas suprarrenais e que é responsável por participar na produção de hormônios sexuais, como testosterona e estrogênio. A produção de DHEA atinge sua quantidade máxima entre os 20 e os 30 anos, tendo sua concentração diminuída a partir dessa idade.

Na forma de suplemento, o DHEA é normalmente utilizado com o objetivo de retardar o envelhecimento, facilitar a perda de peso e evitar a perda de massa muscular.

Embora seja vendido em vários países, incluindo os Estados Unidos, a comercialização de DHEA está proibida pela Anvisa no Brasil, por existirem poucos estudos que comprovem seus benefícios. Além disso, o DHEA também pode causar efeitos colaterais.

Para que serve?

O DHEA é um dos hormônios mais abundantes no corpo humano, sendo importante para a manutenção do equilíbrio hormonal. Normalmente, com o envelhecimento e diminuição da concentração de DHEA, existe um risco aumentado de várias doenças como osteoporose, diabetes, Alzheimer, doenças autoimunes e até problemas causados pelo estresse. Assim, a suplementação de DHEA é muitas vezes usada para reposição do hormônio natural, combatendo os efeitos do envelhecimento.

O suplemento tem ainda sido indicado para:

  • Manter a massa muscular;
  • Aumentar a libido;
  • Evitar a impotência.

Além disso, o DHEA pode atuar melhorando o sistema imunológico, controlando os níveis de colesterol e garantindo maior energia para realizar as atividades do dia-a-dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O uso indiscriminado de DHEA pode aumentar os níveis de hormônios sexuais, podendo levar a alterações na voz e no ciclo menstrual, perda de cabelo e crescimento de pelos no rosto, no caso das mulheres, e no caso dos homens aumento dos seios e da sensibilidade na região, por exemplo.

Além disso, o uso em excesso do DHEA pode resultar em insônia, surgimento de acne, dor abdominal, aumento do colesterol e alteração nos batimentos cardíacos.

O DHEA é um hormônio, por isso é importante que seu uso seja feito apenas com orientação médica. O uso de suplemento de DHEA não é recomendado para grávidas, mulheres que estejam amamentando e crianças, a não ser que seja recomendado pelo clínico geral ou endocrinologista.

Sempre procure orientações de seu médico antes de iniciar qualquer tipo de medicamento.

Fonte: https://bit.ly/2s7fW7J

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!

Recent Posts

13 Tipos de Sal: Guia de Compra

O sal é uma substância cristalina que usamos para temperar nossos alimentos. Nos tempos romanos,…

7 meses ago

O que são Miomas e como eles afetam a saúde das mulheres?

Explore o mundo dos miomas, sua aparência, localização, padrões de crescimento e impacto na menstruação,…

10 meses ago

O Poder do Microbioma: Como Ele Afeta sua Saúde

Os desequilíbrios do microbioma estão ligados a uma variedade de questões de saúde. Os probióticos…

10 meses ago

Sensibilidade ao glúten não celíaca: um diagnóstico complexo

A eliminação do glúten como uma mudança de estilo de vida tem ajudado muitos pacientes…

10 meses ago

Na época do Titanic, quais mudanças ocorreram entre as mulheres do passado em relação às mulheres de hoje?

No contexto do naufrágio do Titanic, ocorrido em 1912, é interessante observar como as mulheres…

11 meses ago

Protetor solar: todos são seguros?

Segundo a reportagem da CNN "Only 25% of sunscreens offer broad-spectrum protection without ‘troublesome’ ingredients,…

12 meses ago