Entre os 45 e 55 anos, a mulher experimenta uma série de mudanças em seu corpo. E a vagina na menopausa também passa por essas alterações.

Durante a menopausa, acontece uma queda nos níveis de estrogênio e alterações físicas na vagina, vulva e abertura vaginal. E essas mudanças podem causar sintomas como secura e infecções do trato urinário. 

Essas alterações, que costumavam ser chamadas de atrofia vaginal, agora são conhecidas como síndrome geniturinária da menopausa (SGUM), uma condição que afeta mais da metade das mulheres na pós-menopausa.

A boa notícia é que essas mudanças podem ser tratadas — e revertidas! As principais alterações listamos abaixo!

1. Sexo pode ser desconfortável 

Na pré-menopausa, a vagina tem uma parede espessa composta por dobras rugais. São rugas semelhantes a um acordeão, que permitem que a vagina se expanda para acomodar um bebê ou pênis. 

Durante a menopausa, muitas mulheres experimentam um afinamento dessa camada. Além do mais, essas dobras estreitas se achatam, impedindo a expansão da vagina.

Resultado dessas mudanças: a penetração pode ser dolorosa, mesmo se você estiver excitada.

Se a relação sexual for particularmente dolorosa, pode haver um problema perto da abertura da vagina. Além da relação sexual, você pode sentir irritação ou queimação vaginal em geral.

Para melhorar o conforto durante a relação sexual ou aliviar a secura, experimente usar lubrificantes ou hidratantes vaginais. .

Se essas opções não funcionarem, você pode querer conversar com seu médico sobre algumas alternativas, como a reposição hormonal com estrogênio.

2. Pode ser incômodo fazer xixi

Sentindo queimaduras ao fazer xixi? Você não é a única! Os tecidos que revestem a vagina e a uretra são semelhantes, pois ambos têm receptores de estrogênio. 

Quando os níveis de estrogênio diminuem, esses tecidos começam a secar, o que dá às bactérias “ruins” uma chance de se povoar. E isso causa a condição perfeita para infecção na bexiga e na uretra. 

Beber muito líquido e urinar regularmente são bons hábitos a serem praticados. 

LEIA TAMBÉM>>> Chás para a menopausa: alcance o bem-estar sem medicamentos

3. A vulva fica diferente

A menopausa desencadeia mudanças em mais do que apenas a vagina. Também pode alterar a aparência da vulva. É comum observarmos um afinamento e achatamento dos pequenos lábios. 

E com o tempo, algumas mulheres perdem completamente os pequenos lábios.

A saber: nem sempre é suficiente tratar o interior da vagina. Problemas externos podem tornar a penetração muito difícil durante a relação sexual. Por isso, na sua consulta o médico deve avaliar ambas as áreas.

4. O microbioma da vagina pode mudar

Não é incomum que o pH vaginal mude com a menopausa. Um pH vaginal normal e saudável é baixo, mas à medida que uma mulher desenvolve  síndrome geniturinária da menopausa, esse pH aumenta. 

Um aumento no pH por si só não causará sintomas, mas essa mudança pode alterar o microbioma vaginal (uma rede de bactérias), levando a um aumento do risco de infecções vaginais. 

Por exemplo, para diminuir seus níveis de pH e melhorar as bactérias vaginais “boas”, você pode optar por estrogênio vaginal. 

Não deixe sua autoestima de lado

Portanto, apesar das alterações na vagina — e em todo corpo e mente — que a menopausa provoca, não deixe que isso afete sua autoestima. Mas como mencionamos acima, várias das alterações no corpo podem ser tratadas, permitindo que você tenha uma melhor qualidade de vida.

E sobre a vagina na menopausa, e como manter sua autoestima sempre elevada, confira um ebook que preparei exclusivamente sobre o tema. Clique aqui e confira esse super material!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!