Meditação e Longevidade

Climatério e menopausa: 6 bons motivos para começar a meditar agora

A meditação apresenta inúmeros benefícios para a saúde, como reduzir a ansiedade e o estresse, melhorar a pressão arterial e aumentar a concentração. Por isso, tem sido cada vez mais praticada, já que maior parte dos exercícios podem ser realizados em qualquer lugar e em qualquer momento, sem necessidade de investir em aparelhos.

Alguns exemplos de técnicas de meditação mais comuns são o ioga, tai chi, meditação transcendental e o mindfulness, que podem ser praticados sozinho, ou com a ajuda de um profissional. Aconselho também a meditação com o Som Primordial, o som que o Universo emitiu quando você nasceu e que pode ser adquirido no meu curso Jornada de Meditação.

É importante que a realização da meditação seja orientada, sempre que possível, por um profissional da área, pois fazer uma meditação ruim poder causar o efeito contrário e acabar causando sentimento de frustração, ansiedade e estresse. Atualmente existem aplicativos, vídeos na internet, aulas ou cursos que ensinam a pessoa a realizar meditação da melhor forma possível.

1. Reduz o estresse e a ansiedade

A meditação, principalmente os exercícios de mindfulness, contribui para diminuir o estresse e doenças relacionadas com o excesso de estresse, já que este tipo de meditação permite que a pessoa relaxe, sem focar a sua atenção no passado ou em preocupações com o futuro. Veja como praticar exercícios de mindfulness.

Além disso, estudos comprovam que praticar exercícios de ioga, também ajuda a reduzir a ansiedade, a controlar melhor as fobias e a ansiedade social.

2. Melhora o sono

A prática regular de meditação, ajuda a diminuir os pensamentos negativos e o estresse e a ansiedade do dia-a-dia, deixando a pessoa mais relaxada e mais plena, evitando que vá dormir com pensamentos negativos, facilitando o adormecimento e melhorando a qualidade do sono.

3. Permite valorizar os pequenos momentos

A meditação, além de contribuir para reduzir o estresse, também aumenta a atenção perante as atividades realizadas no dia-a-dia, tornando-as mais satisfatórias e intensas, porque a pessoa se encontra mais plena, desfrutando mais do momento presente. Além disso, vários estudos indicam que a meditação também contribui para controlar a depressão, fazendo com que a pessoa tenha uma visão mais otimista da vida.

4. Estimula o auto-conhecimento

A prática de exercícios de meditação permite que a pessoa se conheça cada vez melhor, já que dedica mais tempo para ela, permitindo debruçar-se mais sobre os seus pensamentos e suas atitudes, questionando-as e percebendo as suas motivações.

5. Aumenta a produtividade no trabalho

A meditação contribui para o aumento da concentração, para o autoconhecimento das habilidades da pessoa, assim como de suas limitações, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho, melhorando assim a produtividade.

Além disso, a meditação também ajuda a lidar melhor com o estresse e conflito laboral, proporcionando uma melhor convivência entre colegas.

6. Reduz a pressão arterial

A realização de exercícios de meditação contribui para normalizar a pressão arterial, não só enquanto os exercícios são praticados, mas também diariamente, com a prática frequente da meditação.

Dicas importantes para iniciantes

A prática de meditação deve começar com pequenos períodos de tempo, praticando 5 minutos por dia no início e aumentando o tempo progressivamente à medida que a mente se habitua ao estado de concentração.

No início, os olhos podem ficar abertos, mas devem ficar relaxados, sem focar em algo específico e sem haver distrações visuais no ambiente de meditação, como televisores, animais ou pessoas se movimentando.

Procurar centros de meditação em grupo, auxílio com professores ou iniciar a prática com vídeos de meditação guiada na internet são boas opções para ajudar a desenvolver a técnica mais facilmente.

E a meditação junto com a psicoterapia, funciona?

Praticar meditação em conjunto com a psicoterapia pode ser extremamente benéfico para o bem-estar mental e emocional de uma pessoa. A meditação ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando a capacidade de concentração e regulação emocional. Ao mesmo tempo, a psicoterapia fornece uma plataforma segura e estruturada para explorar e resolver questões emocionais profundas. Juntas, as duas abordagens podem ajudar a alcançar um equilíbrio emocional mais duradouro e uma maior sensação de bem-estar geral.

Fonte: https://bit.ly/2s7fW7J

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!

Recent Posts

13 Tipos de Sal: Guia de Compra

O sal é uma substância cristalina que usamos para temperar nossos alimentos. Nos tempos romanos,…

7 meses ago

O que são Miomas e como eles afetam a saúde das mulheres?

Explore o mundo dos miomas, sua aparência, localização, padrões de crescimento e impacto na menstruação,…

10 meses ago

O Poder do Microbioma: Como Ele Afeta sua Saúde

Os desequilíbrios do microbioma estão ligados a uma variedade de questões de saúde. Os probióticos…

10 meses ago

Sensibilidade ao glúten não celíaca: um diagnóstico complexo

A eliminação do glúten como uma mudança de estilo de vida tem ajudado muitos pacientes…

10 meses ago

Na época do Titanic, quais mudanças ocorreram entre as mulheres do passado em relação às mulheres de hoje?

No contexto do naufrágio do Titanic, ocorrido em 1912, é interessante observar como as mulheres…

11 meses ago

Protetor solar: todos são seguros?

Segundo a reportagem da CNN "Only 25% of sunscreens offer broad-spectrum protection without ‘troublesome’ ingredients,…

12 meses ago