Você sabia que a meditação muda seu cérebro fisicamente?

Enquanto você concentra a atenção na sua percepção do agora, livre de julgamentos, alcança a plenitude e a paz.

Quando a mente é submetida a esse estado por alguns momentos todos os dias, o cérebro apresenta mudanças de fato físicas.

Continue até o final para saber como a meditação muda seu cérebro fisicamente.

O que dizem as pesquisas?

Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou a estrutura cerebral de 16 voluntários utilizando exames de ressonâncias magnéticas.

Os participantes foram avaliados antes e depois participarem da Meditação Para a Redução do Estresse da Universidade de Massachusetts (EUA). Os pesquisadores coletaram exames duas semanas antes de iniciar o programa e também duas semanas após o encerramento das atividades.

Os exames revelaram que o hábito de meditar durante uma média de 27 minutos diários durante 8 semanas contribuem para o aumento da massa cinzenta no hipocampo. Essa região do cérebro é ligada ao aprendizado e à memória.

Além disso, também torna mais saudáveis as áreas associadas à compaixão e à autopercepção.

Outro estudo realizado com 45 estudantes na Universidade de Oregon (EUA) mostrou que, após treinamento integrativo de corpo e mente por 2 semanas, o cérebro já contava com mudanças físicas.

Os exames de ressonância magnética concluíram que o cérebro apresentava maior número de fibras nervosas e conexões cerebrais após o período.

Impactos na saúde

Os benefícios da meditação são cumulativos para o cérebro. Assim como seus músculos, que dependem de uma rotina de treinos para o fortalecimento, o cérebro também depende da meditação com alguma regularidade para se beneficiar.

Meditar é simples e barato, afinal, você investe apenas em algum tipo de orientação para iniciar e manter o hábito. Os benefícios são imensos para a saúde. Controle do estresse, controle da ansiedade, melhora da concentração e do sistema imunológico são alguns dos principais benefícios da meditação para pessoas consideradas saudáveis.

Você pode saber mais sobre os benefícios da meditação neste artigo.

Eu espero que este artigo esclareça a você como a meditação muda seu cérebro fisicamente e te inspire a iniciar esse hábito!

Se essa mensagem te tocou e você sentiu o chamado, convido você a conhecer meu programa 21 dias de meditação.

Acesse agora: Jornada da Meditação Para uma Vida Longa e Saudável

Mude seus hábitos, seu cérebro e sua vida para melhor com a meditação.

Até a próxima!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio?E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz.Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!
Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
1
Olá! 👋 Se tiver alguma dúvida, é só me chamar☺
Powered by