O climatério é mais do que uma palavrinha diferente. Ele trata de um estágio importante na vida da mulher e que tem total relação com a menopausa. No artigo dessa semana vamos entender as diferenças entre climatério e menopausa.

Além disso, vamos conferir com mais detalhes os sintomas e de que forma você pode conviver com o climatério.

Esse é um assunto que desperta interesse entre as mulheres, justamente porque ele é rodeado de dúvidas, anseios e desconfianças.

No climatério é onde a mulher convive com vários dos sintomas que a acompanharão pelo restante da sua vida madura.

Por conta disto, o artigo abaixo merece sua atenção.

Continua comigo para descobrir as diferenças entre climatério e menopausa, identificar quais são os sintomas do climatério e de que forma você pode ter uma vida melhor convivendo com eles.

Vamos conferir?

Diferenças entre climatério e menopausa

A menopausa marca a última menstruação da mulher, como já falamos aqui em outros artigos. Esse é um acontecimento importante da vida madura.

Contudo, o climatério é a fase que antecede a menopausa, ou seja, é onde a mulher começa a manifestar os primeiros indícios de que a última menstruação se aproxima.

Essa é a principal diferença entre o climatério e menopausa: o climatério compõem os sinais de que a menopausa está se aproximando.

Durante a fase do climatério, a mulher já começa a conviver com as oscilações menstruais e com as irregularidades do fluxo sanguíneo. É nessa fase que sempre surge dúvida se a menopausa, finalmente, chegou ou não.

Hoje em dia é possível descobrir se a mulher está na fase do climatério através de alguns exames laboratoriais de sangue, mamografias, ultrassom transvaginal e outros exames ginecológicos de rotina.

No entanto, somente é possível constatar que a menopausa passou a ser realidade na vida da mulher, após ficar 12 meses sem menstruar, sendo que em alguns casos isso ainda pode falhar.

A fase do climatério é cheia de desafios para a mulher e por este motivo vamos destacar seus principais sintomas.

Sintomas do climatério

Algum tempo antes do acontecimento da menopausa as mulheres começam a ter manifestações dos sintomas do climatério, que são muitos parecidos com os sintomas da menopausa, aqueles que a acompanharão pelos próximos anos de vida.

E conforme os hormônios vão diminuindo no corpo da mulher, tais sintomas vão se intensificando.

Veja abaixo alguns dos sintomas do climatério:

• Alterações de pele: perde-se o vigor nos cabelos e unhas que ficam mais quebradiços e finos;
  • Modificação na distribuição da gordura corporal: a gordura se deposita mais na região abdominal e o tecido fibro glandular mamário começa a se transformar em gordura, também;
  • Aumento do risco de doenças cardiovasculares: a maior causa de morte após a menopausa;
  • Aparição das ondas de calor: que vem acompanhadas de sudorese, palpitação cardíaca e vermelhidão, principalmente, no pescoço e face;
  • Perda de massa óssea ou enfraquecimento dos ossos;
  • Desestabilidade emocional: a queda dos níveis de estrogênio e progesterona diminui a liberação dos neurotransmissores responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso central, fazendo com que a mulher apresente variações de humor, depressão, ansiedade, melancolia, insônia e perda de memória, por exemplo.

Percebe-se que os sintomas do climatério e menopausa comprometem a qualidade de vida da mulher e por este motivo, muitas buscam por tratamento médico.

Leia mais: Você já ouviu esses mitos e verdades sobre a menopausa?

Existe tratamento?

Os sintomas do climatério tendem a influenciar negativamente na qualidade de vida da mulher e isso vai se agravando com o passar do tempo.

Com isso, muitas delas procuram profissionais especializados a fim de iniciar tratamentos a base de medicamentos, a exemplo da reposição hormonal.

Contudo, é preciso olhar a saúde da mulher como um todo.

O Ministério da Saúde dispõe de uma lista de hábitos saudáveis que ajudam as mulheres a enfrentar as fases do climatério e menopausa.

Veja o que fazer para aliviar os sintomas:

• Beba bastante água, principalmente após exercícios físicos;
  • Use roupas leves e procure ambiente fresco e ventilado;
  • Pratique exercícios leves regularmente. Caminhada, natação e dança ajudam a fortalecer os músculos;
  • Evite fumo, álcool ou outras drogas;
  • Faça refeições mais leves e mais freqüentementes;
  • Tome sol.

Sendo assim, tais medidas atenuam os sintomas e promovem uma melhor qualidade de vida durante a fase madura da mulher.

Qualidade de vida é algo que se escolhe

Se você chegou até esse ponto da leitura pôde perceber que todas as mulheres passarão pelas fases do climatério e da menopausa. Esse é um fato incontestável e sem escolha.

No entanto, manter uma qualidade de vida satisfatória é sim, escolha de cada mulher.

E para isso, é preciso ter o acompanhamento de um médico especializado que procure olhar a saúde da mulher como uma orquestra que só funciona em conjunto, ao invés de olhar os problemas isoladamente.

Junto disso, é necessário cultivar hábitos de vida saudáveis, frequentes e dentro das suas possibilidades.

Escolha viver mais e melhor, apesar da chegada do climatério e da menopausa.

Você também vai gostar de ler: Principais benefícios da meditação na menopausa.