Você pode nunca ter ouvido sobre os estados da mente.

Mas, com certeza, já notou que os pensamentos são como ondas em um imenso mar. Se a navegação será fácil ou difícil, são esses pensamentos que vão determinar.

Assim como não existe a opção de parar as correntes marítimas, nossa mente também não cessa nunca! Em algum momento, todos nós passamos por cada um dos estados a seguir.

A mente faz parte de nosso corpo e de nosso ser. Conhecer o seu funcionamento permite exercer domínio sobre esse caudaloso mar emocional. 

Continue até o final do artigo para saber quais são os 5 estados da mente.

1. Mente inquieta, agitada

Em sânscrito, chamada de Kshipta.

Para ilustrar, podemos comparar a um celeiro cujas portas foram arrebentadas e os animais seguem sem um rumo definido. O celeiro aberto é a sua mente. Os animais representam seus pensamentos.

Sua mente encontra-se nesse estado quando você não consegue raciocinar, ouvir o que é dito ou sequer raciocinar. Nesse estado, evite tomar decisões! As chances de arrependimento são muito altas.

2. Mente torpe

Em sânscrito, chamada de Mudha.

É o estado em que a mente está iludida e desatenta. As informações chegam até a mente, porém, não são absorvidas. Assim como óleo e água não se misturam, a mente apenas repele a informação.

A mente chega nesse estado devido ao excesso de informação. Bastante comum nos dias atuais, quando estamos imersos em nossos smartphones. Sabe quando você procura pelas chaves que estão em sua mão? É desse estado da mente que me refiro.

Se você percebe que isso acontece com frequência, é o momento de prestar mais atenção!

Leia também: Como a meditação muda seu cérebro fisicamente?

3. Mente distraída

Em sânscrito, chamada de Vikshpta.

Nesse estado, a mente absorve algumas informações mas nem sempre é capaz de processá-las. No entanto, por contar com um pouco mais de presença no momento do agora, fazer ioga é possível.

Podemos considerar esse estado o ponto de partida para que a mente alcance os estados mais elevados.

4. Mente concentrada

Em sâncrito, é chamada de Ekagra.

A mente encontra-se centrada e relaxada, mas, sem sentir sono. Tal estado pode ser atingido com práticas de meditação e ioga, afinal, a pessoa consegue focar e prestar atenção.

Esse estado pode ser expandido para além da prática. A pesoa fica mais presente em todos os seus afazeres da vida. A produtividade e atenção melhoram também em seus relacionamentos, no trabalho, entre outras esferas.

5. Mente concentrada e firme

Em sânscrito, é chamada de Nirudha.

Nesse estado, a mente está focada e sem nenhuma distração. Pode ser alcançado por meio da meditação ou quando a atenção é absorvida por alguma atividade.

Ao alcançar esse estado elevado, não existe ansiedade e os sentidos ficam de lado. Tudo que existe é paz.

Todos nós passamos por esses diferentes estados durante nossos dias. O grande segredo é dominar a mente para manter o seu equilíbrio. Para ajudar você a tornar sua mente um local tranquilo e seguro, criei um programa completo.

A Jornada de 21 Dias de Meditação é um convite para você que deseja atingir todo o seu potencial enquanto ser humano. Deixe-me ser a sua guia nessa descoberta!

Acesse agora, com os primeiros 5 dias gratuitos: Jornada 21 Dias de Meditação.

Eu espero que este artigo seja útil para você compreender os 5 estados da mente.

Até a próxima!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio?E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz.Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!
Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
1
Olá! 👋 Se tiver alguma dúvida, é só me chamar☺
Powered by