Eis um acontecimento que ninguém seria capaz de prever: uma pandemia causada por um vírus desconhecido que resultaria no isolamento social do mundo inteiro. Lidar com essa situação tem sido um desafio para muitos e por este motivo desejo conversar um pouco mais sobre a saúde mental durante a quarentena.

Com o surgimento do novo Coronavírus em dezembro de 2019 o mundo inteiro se viu diante de uma situação séria e grave.

E pela primeira vez na história, as pessoas puderam acompanhar o avanço do vírus quase que em tempo real, por conta da internet.

Contudo, estar exposto a uma grande quantidade de informações pode gerar outros problemas, principalmente se não houver um cuidado com a saúde mental durante a quarentena.

Pensando nessa questão, separei algumas dicas que considero valiosas para preservar a nossa saúde mental a fim de vencer este período sem perder a motivação para retomar as atividades normais em breve.

Sendo assim, é preciso entender que essa crise sanitária é crítica e requer que façamos a nossa parte para evitar que piore, mas por outro lado, não se pode perder de vista que esse é um momento passageiro.

Ou seja, ela vai passar!

Por que a quarentena se fez necessária?

De um dia para o outro começamos a receber orientações para não sair de casa. 

Os comércios foram fechados, os transportes públicos proibidos de circular e iniciou-se um período de isolamento social, algo que outros países já tinham feito para frear a disseminação do Coronavírus.

Também conhecida como quarentena, essa indicação de reclusa passou se tornar lei fazendo com que as pessoas fossem proibidas de sair de casa a menos que se trate de uma necessidade básica.

O novo Coronavírus (Covid-19) se manifesta por meio de sintomas gripais, ou seja, ele é muito parecido com uma gripe comum tanto pelo seu período de incubação quando pelas vias de transmissão.

Desta forma, o vírus pode ficar até 15 dias no corpo da pessoa infectada sem que ela apresente os sintomas, mas desde esse momento, o indivíduo já é um canal transmissor.

Além disso, o vírus é facilmente propagado entre os humanos, assim como a transmissão de uma gripe comum.

A quarentena, ou isolamento social, se faz necessária no momento em que é preciso diminuir essa capacidade de transmissão, pois quanto mais pessoas infectadas, maiores são os impactos na saúde como um todo. Sem contar o aumento descomunal no número de mortes por Coronavírus.

À vista disso, não se pôde ficar alheio a situação e até então, as pessoas seguem em quarentena procurando ficar em casa, evitando contato com as outras pessoas e principalmente, evitando aglomerações.

Como cuidar da saúde mental durante a quarentena

Mas em meio a todo esse caos, não se pode negligenciar uma situação importante: a saúde mental das pessoas.

Os seres humanos nasceram para socializar, então não é difícil imaginar como tem sido desafiador para muitas pessoas, passar esse tempo em casa sem poder sair ou trabalhar.

Por este motivo, acredito ser importante falar sobre a saúde mental durante a quarentena. É preciso incentivar que as pessoas cuidem do seu psicológico tanto quanto estão cuidando do físico.

Como falei anteriormente, a internet permite que fiquemos atualizados. No entanto, o excesso de informações pode trazer mais problemas para a saúde mental do que tranquilidade e paz. E o que seria benéfico para as pessoas, acaba desencadeando outros problemas.

Sendo assim, eu separei algumas dicas para que você possa preservar a sua saúde mental durante a quarentena.

Veja:

Aproveite para fazer coisas que lhe dão prazer

Separe um tempo para fazer as coisas que você gosta e que lhe dão prazer. No movimento intenso do dia a dia, é comum que esse tipo de atividade acabe ficando de fora da rotina. 

Mas, na quarentena, você pode resgatar aquele livro que desejava ler e não conseguia, terminar aquele trabalho manual que ficou inacabado, cozinhar um prato especial para a família, testar receitas novas e por aí vai.

Faça o que você gosta.

Se beneficie dos estudos

Eis uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos. Hoje em dia é muito mais fácil estudar, por conta dos cursos online.

Existem cursos de todos os tipos e você pode aprender algo novo do conforto da sua casa e no seu tempo, saboreando e se aprofundando a cada aula ou exercício.

Organize sua rotina diária

A falta de rotina tende a bagunçar nossos pensamentos e até mesmo o funcionamento do organismo. Portanto, mesmo passando esse tempo em casa, estabeleça uma rotina e procure segui-la no dia a dia. 

Defina seus horários de acordar, fazer as refeições e dormir. Se estiver trabalhando de casa, essa organização é ainda mais importante. 

Não é porque você está em casa que a sua rotina precisa sair dos eixos. Se ela for mantida, sua volta às atividades normais será menos cansativa.

Faça um detox de informações

Passe um tempo do dia sem ouvir as notícias da TV ou sem consumir os conteúdos da internet. Se não puder fazer isso, filtre todas as informações que chegam até você.

Infelizmente, existem pessoas que se aproveitam da situação para disseminar informações falsas causando pânico, medo e insegurança. Então, antes de tomar qualquer notícia como verdade e de passar adiante, cheque a veracidade e a fonte de onde ela veio.

Medite todos os dias

Eis um momento oportuno para iniciar suas práticas de meditação ou para fortalecê-las caso você já medite no dia a dia.

Se você me acompanha há algum tempo, sabe o quanto a meditação mudou minha vida para melhor e foi em uma situação delicada que pude encontrar um novo sentido de viver por meio dessa prática incrível.

Nosso momento atual demanda paciência, tranquilidade e energia positiva para se manter motivado apesar de tudo. Por meio da meditação é possível controlar a ansiedade, o estresse e a “pré-ocupação” exagerada com o futuro.

Se você puder meditar todos os dias durante essa quarentena, eu indico que faça. Depois volte para me contar como tem sido.

Uma crise, muitos aprendizados

Apesar de ser um momento delicado para a saúde e para a economia do mundo, é preciso seguir cuidando da nossa tríade, corpo, mente e alma, para que estejamos mais fortes do que nunca quando tudo isso passar.

A crise não é uma situação permanente, ou seja, não ficaremos assim para sempre. Ela vai acaba e nos deixar muitos aprendizados.

Certamente não seremos as mesmas pessoas após esse período de isolamento social, algo que não acontece a mais de 100 anos.

Portanto, finalizo esse texto com um convite para que possamos cultivar hábitos saudáveis e importantes para a saúde mental e para o corpo nosso como um todo.

Você aceita?

Você também pode gostar de ler: Ayurveda e meditação: a renovação diária do corpo e da mente

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!