Falar sobre meditação já não é tão raro hoje em dia. Mas e sobre ayurveda? Você sabe o que essa palavra significa e como a ela pode ajudar na sua qualidade de vida? Foi pensando em esclarecer essas dúvidas que elaborei este conteúdo sobre ayurveda e meditação.

As práticas orientais vem ganhando espaço no dia a dia das pessoas.

Em época de indivíduos sobrecarregados, estressados, ansiosos e extremamente conectados, cresce o número de pessoas que buscam por formas de eliminar ou reduzir esses sentimentos, assim como, as patologias decorrentes deles.

Meditar, cuidar da alimentação e aliar tudo isso a ayurveda tem se tornando um caminho viável para quem precisa mudar seu estilo de vida urgentemente.

Se alimentar de forma saudável e desacelerar a mente fazem parte deste processo a fim de evitar que o corpo sucumba as exigências de um mundo tão frenético e intenso.

Aliar ayurveda e meditação é totalmente possível e eficiente para alcançar a qualidade de vida que se deseja, pensando em longevidade sustentável.

Dito isto, na próximas linhas você vai descobrir o que é a ayurveda, como ayurveda e meditação se relacionam e de que forma elas podem ajudar.

Continua comigo para conferir.

O que é a Ayurveda?

Antes de qualquer coisa precisamos alinhar o significado da ayurveda.

A palavra “ayurveda” significa “ciência da vida”. Esse termo em sânscrito criado na cultura oriental, denomina o mais antigo sistema de saúde que sem tem registro no mundo.

Os preceitos da ayurveda vão além do elemento físico do corpo humano. Essa filosofia médica oriental que existe há centenas de anos abrange três grandes pilares, sendo eles: corpo, mente e alma.

Para inserir a ayurveda na vida é preciso deixar em stand by os conceitos da medicina tradicional, pois para esta filosofia, tratar doenças crônicas ou autoimunes somente com remédios não funcionaria.

Para a ayurveda o ser humano é como uma árvore invertida sendo que sua raiz está na cabeça, representada pelos neurônios. Acredita-se que para melhorar as outras partes do corpo (flores e frutos) é preciso tratar o mal desde a raiz, ou seja, começando pela mente.

A filosofia defende que não adianta tratar as dores físicas com medicamentos se nada for feito com relação a mente, atuando no cérebro.

Levando em consideração estes aspectos, fica fácil descobrir porque ayurveda e meditação formam uma dupla imbatível na luta contra doenças físicas e distúrbios psicológicos que afetam o ser humano.

Ayurveda e meditação: como elas se relacionam?

É através da meditação que se pode acessar a mente de forma plena. 

Este é um exercício de foco e concentração em um só objetivo ou no momento vivido. Por meio da meditação a pessoa passa a conhecer melhor sua própria mente expandindo-a a medida que pratica, possibilitando um maior controle sobre pensamentos, sentimentos  e emoções.

Ao acessar seus melhores pensamentos e sentimentos é possível fazer com que seu dia e, consequentemente, sua vida, seja guiada por bondade e paz.

Ayurveda e meditação aliadas cuidam para que a mente, ou seja, a raiz do ser humano esteja fortalecida contra os males psicológicos e, também, para que a alma siga protegida de energias negativas e perturbadoras.

Entretanto, a ayurveda possuis três pilates, como vimos anteriormente, e o pilar do corpo físico também precisa de atenção para que a tríade funcione em plenitude.

Baixe meu e-book gratuito: Meditação e autoconhecimento

O pilar do corpo humano

Para cuidar do corpo físico é preciso cuidar da alimentação

E neste aspecto cada pessoa terá uma necessidade singular. O acompanhamento de um profissional que tenha uma visão holística do corpo humano, poderá ajudar.

Mas a medicina indiana aponta alguns alimentos como revitalizadores. São eles: frutas secas, cereais integrais, nozes, castanhas, avelãs, tâmaras e damascos. O consumo desses alimentos precisa ser moderado e de acordo com a orientação de um profissional especializado.

A ayurveda recomenda, também, que as refeições sejam balanceadas, em quantidades moderadas e feitas em horários fixos. A refeição mais completa do dia deve ser o almoço, enquanto que no jantar deve-se ingerir alimentos leves e de fácil digestão.

Como ayurveda e meditação podem ajudar

Estresse eminente, ansiedade desde a juventude, sentimento de culpa por não ter alcançado o que a sociedade impõe, são alguns dos sentimentos que acabam por desencadear doenças, sejam elas físicas ou psicológicas.

Em busca de formas para aliviar tais sentimentos e tratar as patologias decorrentes deles, muitas pessoas procuram a ayurveda e meditação.

Inserindo a prática da meditação no dia a dia para cuidar da raiz do corpo e lançando mão de hábitos alimentares saudáveis para cuidar dos frutos, o ser humano tem a oportunidade de se reencontrar e ressignificar o que merece sua verdadeira preocupação e esforço.

Deixando de lado todas as outras preocupações que não dependem dele mesmo para viver o momento presente com plenitude e paz.

Você também pode gostar de ler: É verdade que meditar cura?

Toda prática precisa de um começo

Para viver, basta iniciar. 

Tudo precisa do primeiro passo. Se você se identifica com as abordagens acima e sente que seu corpo e mente precisam de atenção, não deixe para iniciar seu processo amanhã.

Comece meditando hoje, dentro das suas possibilidades e limites.

Vale ressaltar que mais importante do que meditar por 5 minutos seguidos com foco total, é iniciar meditando 1 minuto por dia aceitando que seus pensamentos oscilam e divagam o tempo todo.

Contudo, somente com o tempo e com a prática da ayurveda e meditação você se conhecerá melhor e caminhará uma vida longa e saudável.

Para saber mais sobre este assunto assista o vídeo abaixo. E aproveite para se inscrever no meu Canal do Youtube e me acompanhar por lá também.

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio?E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz.Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!
Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
1
Olá! 👋 Se tiver alguma dúvida, é só me chamar☺
Powered by