Não é segredo para ninguém que praticar atividades físicas faz um bem gigantesco para a saúde. No que diz respeito à saúde da mulher madura, não é diferente. Por este motivo, vamos falar sobre a atividade física na menopausa e entender melhor como esse processo funciona.

A prática de exercícios regularmente, faz com que o corpo humano se fortaleça tanto física quanto psicologicamente.

E sabendo disso, não é difícil imaginar o quanto esse hábito é benéfico para a mulher durante a menopausa, assim como, em todas as fases da vida.

Foi pensando em esclarecer as dúvidas sobre a prática de atividade física na menopausa que escrevi o artigo dessa semana. Além disso, você vai descobrir quais atividades pode praticar e seus efeitos no corpo feminino.

Para isso, continue comigo até o final da leitura.

Por que você precisa praticar atividade física na menopausa?

A queda de alguns hormônios importantes para a saúde da mulher é o principal agravante da menopausa, pois com essa queda apresentam-se diversos efeitos colaterais, a exemplo da baixa do metabolismo, osteoporose, oscilações de humor e depressão.

Para combater esses sintomas, as mulheres procuram por  tratamentos médicos ou alternativos, sendo que sempre se deparam com a necessidade de mudanças de hábitos e dentre eles está a prática de atividade física na menopausa.

Além disso, a distribuição de gordura no corpo da mulher começa a mudar uma vez que os hormônios femininos, responsáveis por essa função, diminuem ao longo da menopausa. 

Com isso, as mulheres passam a acumular gordura com mais facilidade.

Desta forma, praticar atividade física na menopausa (assim como em qualquer fase da vida( tem sido um atenuante aos sintomas dessa fase marcante.

Efeitos da atividade física no corpo da mulher

Não faltam estudos afirmando que a prática de atividade física é um hábito extremamente importante para a saúde.

Na fase da menopausa, isso não poderia ser diferente, como já falamos aqui.

Sendo assim, a atividade física faz com que os músculos tenham que captar mais proteína e energia, fazendo com o corpo absorva mais o cálcio fortificando os ossos e articulações.

Além disso, os exercícios podem aliviar a sensação de irritabilidade e estresse resultante dos calorões, o que deixa a mulher mais disposta e bem humorada.

O esforço necessário para executar os exercícios físicos acelera o metabolismo fazendo com que corpo queime mais gordura, estimulando a circulação do sangue, fortalecendo órgãos e músculos.

Como se não bastassem todos esses benefícios, praticar atividade física na menopausa favorece o contato social. Nesses momentos, a mulher poderá conhecer pessoas diferentes, fazer amizades e socializar mais.

O que faz bem para o corpo e para a vida como todo.

Você também pode gostar de ler: Quais os sintomas da menopausa feminina?

Quais atividades você pode praticar

Agora que você já sabe os motivos pelos quais precisa praticar atividade física, confira quais são as modalidades mais interessantes para a mulher madura:

Musculação: importante para conservar e/ou aumentar a massa magra fortalecendo os músculos e mantendo a integridade óssea. Indicado de duas a três vezes por semana.

Caminhada: mantém o corpo em movimento, estimulando a circulação do sangue e reduzindo o colesterol. Além disso, alivia a ansiedade e estresse. Indicado de três a quatro vezes por semana durante 30 minutos, no mínimo.

Treino funcional: tipo de atividade que utiliza a força do corpo para executar os movimentos de resistência e/ou aeróbicos. Essa atividade ajuda a reduzir gordura e fortalecer as articulações. Indicado de duas a três vezes por semana.

Bicicleta: além de ser uma atividade física, pode se tornar um meio de locomoção. Andar de bicicleta queima calorias sem agredir os joelhos. Indicado de três a quatro vezes por semana durante 30 minutos, no mínimo.

Hidroginástica: ótima opção para fortalecer o coração, trabalhando os movimentos aeróbicos. Contudo, por ser uma prática de pouco impacto, não fortalece as articulações e, por este motivo, deve se combinada com outra atividade física.  Indicado de duas a três vezes por semana.

Além das atividades citadas acima, existem outras como dança, pilates, yoga que podem ajudar, e muito, no enfrentamento dos sintomas da menopausa.

Entenda o seu corpo e as suas necessidades

Mais importante do que entender a utilidade de praticar atividade física na menopausa é entender o seu corpo e as suas necessidades.

Ao optar por praticar algum exercício físico, lembre-se sempre de consultar um profissional da área para que ele lhe oriente quanto a frequência e a carga a ser utilizada.

O importante aqui é começar, ainda que seja um passo de cada vez.

Com o tempo, praticar atividade física se torna um hábito e um prazer, tamanho é seu benefício para a saúde da mulher madura.

Leia também: Você já ouviu esses mitos e verdades sobre a menopausa?

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!