É muito comum ouvir que 21 dias é suficiente para mudar um hábito ou adquirir um novo costume.

Nosso cérebro é um organismo vivo, sempre em transformação. Está cientificamente comprovado que o cérebro jamais cessa o seu processo de adaptação às circunstâncias.

Assim, a mudança ou a criação de hábitos é perfeitamente possível.

No entanto, quanto tempo demora? Será que 21 dias é suficiente? O que é necessário fazer para obter êxito nessa mudança?

Seja ter hábitos de vida mais saudáveis, praticar exercícios, melhorar a alimentação, ler com regularidade… Nosso cérebro é capaz de aprender.

Mas, será que é tão rápido? Confira a seguir.

Definição de hábito: conhecer para poder mudar

Os hábitos podem ser muito mais do que a simples repetição do que fazemos todos os dias.

De acordo com este estudo, hábitos são respostas automáticas que damos diante das situações. Por exemplo, lavar as mãos assim que usa o banheiro ou colocar o cinto de segurança assim que entra no carro.

Para diversas situações que podem ser consideradas externas a nós, temos um reflexo inconsciente que é um hábito.

Assim, um estudo avaliou dois grupos de voluntários sobre a formação de hábitos. O primeiro grupo recebeu um folheto com uma lista de 10 comportamentos saudáveis com objetivo de perder peso.

Um outro grupo, que também desejava perder peso, foi colocado em uma lista de espera, sem tratamento.

Ao longo de 8 semanas, os participantes do primeiro grupo foram encorajados a repetir os comportamentos dentro de algum contexto automático do cotidiano.

Assim, ao fim do experimento, o grupo que estava sendo estimulado a mudar os hábitos conseguiu perder 2kg, enquanto o outro grupo perdeu apenas 0,4kg.

O principal ponto observado foi o de tornar esse hábito como algo automático do dia a dia.

Aquilo que, ao fazer inconscientemente, sequer sentimos que fazemos algum esforço.

Embora envolva o inconsciente, é importante que essa mudança seja consciente.

E leva mesmo 21 dias?

Um artigo do Healthline comenta exatamente um livro publicado em 1960, onde inclui que 21 dias é o tempo para que uma imagem mental desfaça-se e dê lugar a uma nova.

No entanto, quando estão relacionados ao prazer, são mais difíceis de quebrar um hábito. Sabe o cafezinho após o almoço? Caso você quisesse mudar esse hábito, seria inteligente passar longe da máquina de café nesse período.

Ou, fazer substituições inteligentes: em vez de um doce no meio da tarde, que tal uma fruta?

Caso queira adicionar um hábito, é interessante criar condições para que torne-se automático. Por exemplo: para meditar, criar um ambiente propício. Pode ser um cantinho da casa, um tapetinho específico para esse fim, criar um cheiro… Existem diversos estímulos.

Por fim, conforme o estudo, um hábito pode se instalar entre 18 a 254 dias e, para que torne-se automático, uma média de 66 dias.

Não existe uma fórmula pronta! Varia conforme o hábito que deseja abolir, mudar ou adquirir e até a sua estratégia e persistência diante dele.

É possível aprender a meditar em 21 dias?

Para toda ação na vida, é necessário dar o primeiro passo.

Em relação à meditação, não é diferente. Para te auxiliar a fazer da meditação um estilo de vida foi que criei o 21 dias de meditação.

Os primeiros 5 dias já estão liberados. Para acessar, basta clicar abaixo:

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!