Envelhecer é algo que pertencente aos seres vivos, ou seja, é um processo natural. O que não deve ser considerado normal é que se deixe os anos furtarem a qualidade de vida, a exemplo do que acontece com desempenho cognitivo. Dito isto, no artigo abaixo vou explorar como a meditação melhora a consciência dos idosos.

Já é sabido que a meditação age positivamente sobre diversos aspectos físicos, emocionais e psicológicos das pessoas.

Sendo assim, esse processo não é diferente com as pessoas idosas e em fase de envelhecimento.

Aliás, existem alguns detalhes que são importantes e precisam ser considerados ao longo da vida, desde cedo, para que o indivíduo possa usufruir de uma velhice mais rendosa e saudável.

É preciso desmistificar a ideia de que o envelhecimento está atrelado a uma fase da vida repleta de doenças, dificuldades e problemas cognitivos. Essa é uma questão que está intimamente ligado a prevenção, a exemplo do que acontece com a meditação.

Dito isto, siga com a leitura para compreender como a meditação melhora a consciência do idoso e de que forma se pode despertar este hábito nesta fase da vida.

Consequências do envelhecimento

O envelhecimento se expressa de duas formas: física e psíquica

Os efeitos causados pelo tempo deixam marcas significativas na trajetória de vida das pessoas, acarretando na fase do envelhecimento.

Sinais de deficiências funcionais deixam claro a chegada do declínio biológico, ou seja, do envelhecimento físico. Tais consequências são, muitas vezes, irreversíveis afetando drasticamente o desempenho cognitivo associado à redução da potencialidade dos neurotransmissores e o declínio da memória.

Apesar de não ser possível recuperar a jovialidade do sistema neurológico após a chegada da velhice, se pode amenizar e/ou reduzir os impactos da idade sobre o desempenho neural e a consciência, por meio de hábitos e práticas saudáveis.

Um estudo afirma que o envelhecimento cerebral neural evidência, a partir da segunda década de vida, um declínio discreto, lento e progressivo que resulta na diminuição do volume do cérebro.

Portanto, quanto antes se adotar rotinas saudáveis e favoráveis ao sistema intelectual, melhor se enfrentará  o envelhecimento.

Meditação melhora a consciência de idoso, diz estudo

Estudos realizados nos EUA divulgaram que meditar por cerca de 20 minutos diariamente contribui para aumento da massa cinzenta, região que está totalmente ligada ao aprendizado e a memória.

Ou seja, se pode perceber um movimento inverso ao que acontece com processo de envelhecimento natural.

Desta forma, observa-se que a meditação melhora a consciência do idoso a partir de uma rotina de fortalecimento de um órgão extremamente importante e vital: o cérebro.

Assim como os outros músculos do corpo podem, e devem, ser estimulados e fortalecidos ao longo da vida, com o cérebro não é diferente.

E uma das formas de fazer com que o cérebro se mantenha ativo e vigoroso é meditando. Prática que beneficia a consciência, assim como a capacidade de concentração, redução do estresse, controle da ansiedade e aumento do desempenho cognitivo.

Além disso, a meditação é algo bastante simples.

Leia mais: Meditação mantém o cérebro jovem, apontam estudos

Como meditar nesta fase da vida

Pode-se praticar a meditação em pé, deitado ou sentado em uma cadeira ou não chão.

O mais importante é encontrar uma posição que lhe deixe confortável ao ponto de não ter dores locais mas, que elimine a possibilidade de pegar no sono durante a prática.

Ao se posicionar para meditar, você pode repetir um mantra, ou seja, uma frase ou alguma palavra com um som constante e positivo. Ou poderá ficar em silêncio prestando atenção na sua própria respiração ao inspirar e expirar o ar, enchendo os pulmões.

Entre a inspiração e a expiração procure segurar os pulmões cheios por cerca de 3 segundos, fazendo com o ar chegue em todas as partes do corpo levando energia, antes de ser exalado.

Vale destacar que é comum os pensamentos chegarem durante a prática da meditação. Não tente lutar contra isso, apenas os receba com paciência e assim que perceber a presença deles, volte a sua atenção para a respiração novamente.

Meditar é uma prática, e como toda prática, precisa de tempo para ser aprimorada. 

Sendo assim, ao meditar um pouco a cada dia, se vai evoluindo e usufruindo ainda mais dos benefícios desse exercício milenar que é tão benéfico a saúde física e psicológica.

A sabedoria da idade madura

O avanço da idade forma indivíduos mais experientes e sábios, na maioria das vezes. Isso porque a própria vida se encarrega de mostrar os caminhos e as escolhas que favorecem ou não, a chegada de uma velhice mais saudável.

Se você chegou até esse ponto da leitura certamente deseja cuidar da sua consciência e do seu intelecto, o que é memorável e genuíno.

Por meio da meditação é possível evoluir na melhora da consciência, assim como, na melhora de diversos aspectos da vida madura.

Você também pode gostar de ler: Como a meditação muda seu cérebro fisicamente?

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!