Preparar o corpo e a mente para a meditação é essencial para transformar essa prática em hábito diário. Organizar a sua rotina para aproveitar o momento da meditação é algo simples e que faz toda a diferença.

Antes de tudo, você precisa compreender o real benefício que o ato de meditar impacta em sua vida. Não se trata de “tirar o estresse” ou “ser mais feliz”. Estas são apenas consequências do verdadeiro benefício da meditação: a sintonia com o seu eu superior.

A paz você tanto procura está dentro de você. A meditação é o meio pelo qual você pode caminhar para encontrá-la entre as lacunas dos seus pensamentos.

De acordo com as tradições espirituais, esse espaço entre os pensamentos é o corredor para acessar a mente das infinitas possibilidades – o que muitos chamam de espírito ou Deus. Não importa o termo usado, mas sim entender que é a consciência central.

Esse espaço é onde estão todas as infinitas possibilidades, toda a criatividade e imaginação. Quando uma intenção é trazida para este espaço, ganha um poder grande a fim de orquestrar sua própria realização – o que é chamado por alguns de lei da atração.

Se você deseja ter contato com esse espaço cheio de potencialidades, continue até o final deste artigo.

Onde meditar?

Você pode escolher um local onde se sinta confortável e possa ficar sozinho durante a meditação. Basta sentar, fechar os olhos e concentrar-se na sua meditação.

Quando meditar?

A manhã e a noite são os períodos em que nosso corpo adota um ritmo mais calmo. Existem estudos que mostram que práticas iniciadas pela manhã tem maiores chances de se consolidar como rotina. No entanto, seu corpo sabe como ficar parado. Você pode meditar no momento em que for mais propício.

Como posicionar o corpo?

O conforto vem em primeiro lugar. Para manter-se acordado – no estado de vigília – é recomendável meditar sentado. Eu recomendo que você medite deitado apenas por razões de saúde, pois a mente é condicionada a ficar sonolenta quando o corpo fica na posição horizontal.

Sente-se em uma cadeira, no chão ou mesmo sobre a cama com a coluna ereta, as mãos relaxadas sobre o colo, de preferência com as palmas abertas viradas para cima de forma que você se sinta aberto.

Sobre os pensamentos

Em especial nas primeiras vezes que você medita ou tenta meditar, é perfeitamente normal encontrar os pensamentos dançando em sua mente. Apenas observe-os. Dedique sua atenção à respiração ou a algum mantra que está praticando.

Não vai demorar para que você seja levado até o espaço entre os pensamentos. Apenas não interaja com nenhum pensamento. Se você não dá atenção, ele simplesmente fica para trás.

Respiração

Permita que sua respiração flua de dentro para fora, sem esforço, em um ritmo natural. Ao focar atenção na respiração, focamos em nosso tempo presente.

Por quanto tempo meditar?

Os efeitos da meditação são cumulativos. Portanto, 15 minutos diários são suficientes para começar. Conforme sua prática evolui, você pode aumentar o tempo e a frequência da meditação.

Muitas escolas orientam que os efeitos são sentidos com mais eficácia quando a meditação ocorre duas vezes por dia, em sessões de 30 minutos cada. Veja o que é mais adequado ao seu caso, mas saiba que é melhor meditar 15 minutos por dia que 1 hora por semana.

Eu espero que minhas dicas ajudem você a preparar o corpo e a mente para a meditação.

Até a próxima!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio?E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz.Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!
Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
1
Olá! 👋 Se tiver alguma dúvida, é só me chamar☺
Powered by