Você provavelmente sabe que a menopausa tem algo a ver com hormônios, mas você sabe quais alterações hormonais ocorrem durante a menopausa? E como as alterações hormonais causam exatamente os sintomas da menopausa?

O que acontece com seus hormônios durante a menopausa?

Você atinge a menopausa quando não ovula há 12 meses; ou seja, seus ovários pararam de produzir óvulos. A maioria das mulheres podem reconhecer isso porque seus ciclos menstruais pararam. Algumas podem achar mais difícil saber o momento porque não menstruavam há mais tempo. Isso pode ser devido a uma histerectomia, ablação endometrial (para interromper menstruações abundantes) ou uso de tratamentos hormonais como um DIU Mirena. As mulheres que tomam pílula ou outro contraceptivo hormonal que “induz” a menstruação podem pensar que não estão na menopausa.

Durante seus anos reprodutivos, os ovários produzem estrogênio e progesterona de maneira cíclica. Uma vez que você para de ovular na menopausa, no entanto, seus níveis de estrogênio e progesterona são muito mais baixos.

O que acontece com seus hormônios durante a perimenopausa?

Entre dez ou doze anos antes da menopausa, você pode começar a sentir os efeitos das sutis mudanças hormonais que começam a ocorrer. Isso é conhecido como perimenopausa. Um dos sinais mais óbvios é se você notar algumas mudanças em seus ciclos menstruais. Eles podem se tornar mais curtos, mais longos ou menos regulares .

No início da perimenopausa, você pode experimentar uma redução relativa em seus níveis de progesterona, especialmente se você “perde” ovulações em alguns ciclos. Mais tarde, na perimenopausa, à medida que você se aproxima de ficar sem óvulos e entrar na menopausa, seus níveis de estrogênio também se tornam muito mais baixos às vezes.

Os exames de sangue ajudam a diagnosticar a menopausa?

Ao longo dos anos da perimenopausa, seus níveis hormonais podem flutuar bastante de dia para dia e de semana para semana. A qualquer momento, seus níveis hormonais podem parecer perfeitamente normais e não menopáusicos, mas uma semana depois pode estar na faixa da menopausa. Por esse motivo, os exames de sangue na perimenopausa geralmente podem ser inúteis ou enganosos.

Se você ainda é jovem ou está tentando descobrir se está na menopausa por razões contraceptivas, às vezes seu médico precisará solicitar alguns exames de sangue hormonais.

Quais são os sintomas das alterações hormonais na menopausa?

Durante a perimenopausa, as rápidas mudanças nos níveis hormonais podem causar sintomas como alterações de humor, distúrbios do sono, sensibilidade mamária, enxaquecas e dor. Os sintomas podem ser cíclicos com o seu padrão menstrual.

Quando a progesterona é relativamente baixa em comparação com o estrogênio, você pode começar a ter períodos muito intensos e possivelmente dolorosos. Isso ocorre porque o estrogênio tem um efeito de espessamento no revestimento do útero (o endométrio), e a progesterona tem um efeito estabilizador e adelgaçante. Se as ovulações forem irregulares, seus sangramentos menstruais também serão irregulares.

Quando os níveis de estrogênio estão caindo rapidamente ou estão muito baixos, você pode começar a sentir ondas de calor e suores noturnos, dois dos sintomas “clássicos” da menopausa. As mulheres geralmente relatam dificuldade com processos de pensamento ou memória, “nevoeiro cerebral”, dores e dores musculoesqueléticas, alterações de libido e humor e frequência urinária.

Na pós-menopausa, quando os níveis de estrogênio estão baixos por algum tempo, você pode experimentar afinamento e ressecamento dos tecidos vaginais. A “atrofia vaginal”, como é conhecida, pode tornar os tecidos vaginais propensos a danos e dor durante a relação sexual.

Os ovários ainda produzem hormônios após a menopausa?

Mesmo após a menopausa, os ovários continuam a produzir hormônios, incluindo testosterona, que são convertidos em estrogênio em outras partes do corpo. Existem outras fontes de estrogênio no corpo também; pequenas quantidades são produzidas pelas glândulas supra-renais (sobre os rins) e pelos depósitos de gordura. A progesterona, no entanto, só é produzida pelos ovários após as ovulações, que cessam na menopausa. Assim, os níveis de progesterona na pós-menopausa são persistentemente baixos.

Os hormônios se estabilizam após a menopausa?

Os níveis de hormônios reprodutivos na pós-menopausa são naturalmente bastante baixos e estáveis. A instabilidade do humor e os sintomas cíclicos que algumas mulheres experimentam na perimenopausa podem desaparecer novamente após a menopausa.

Você pode continuar a sentir ondas de calor por algum tempo depois, à medida que seu corpo luta para se ajustar aos níveis mais baixos de estrogênio. Uma maneira de gerenciar os suores noturnos é com a terapia de estrogênio. Esta é uma opção de tratamento segura e muito eficaz para a maioria das mulheres na perimenopausa ou na menopausa recente.

O desequilíbrio hormonal pode causar sangramento após a menopausa?

O estrogênio pode resultar em uma melhora surpreendente nos sintomas e na qualidade de vida de mulheres com ondas de calor debilitantes. No entanto, se você tiver um útero, o estrogênio também estimulará o revestimento endometrial e potencialmente causará novo sangramento, a menos que seja administrado com outra coisa para neutralizar esse efeito. Normalmente, será progesterona ou um substituto bioidêntico, para afinar e estabilizar o endométrio. Quando fornecido em combinação com estrogênio, isso é conhecido como TRH (Terapia de Reposição Hormonal).

As mulheres que apresentam sangramento vaginal após a menopausa devem sempre ser examinadas por um médico para outras causas potenciais, que podem incluir câncer cervical ou endometrial.