O que são os nootrópicos e como atuam?

Os nootrópicos, são substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, criatividade, memória e o raciocínio. Basicamente eles estimulam a nossa capacidade cognitiva.

O termo nootrópico foi usado pela primeira vez em 1972 pelo psicólogo e químico romeno Corneliu Giurgea, para descrever um droga que aumenta as capacidades intelectuais sem causar efeitos colaterais, ele recorreu ao grego nou, que significa “mente”, e tropo, que pode ser traduzido como “direção”. Essa droga, sintetizada por ele, era o Piracetam, hoje usado como um suplemento e também no tratamento de condições cognitivas debilitantes.

Dentro das substâncias consideradas “nootrópicas” é possível encontrar suplementos de venda livre, medicamentos que exigem receita médica e também substâncias ilegais. Se você quer testar um nootrópico, deve conhecer muito bem seu estado legal e escolher um ingrediente que se adapte aos seus objetivos. Evite os produtos muito baratos que podem incluir substâncias tóxicas ou pesticidas.

Existem centenas de substâncias catalogadas que funcionam de várias maneiras. Mas, basicamente, a ação dos nootrópicos tem como alvo principal os neurotransmissores. Estes atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo.

No caso dos nootrópicos, o foco maior de atuação está em transmissores ligados à concentração, cognição e memória, como a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina.

Alguns nootrópicos (como a Creatina, o DHA, Bacopa monnieri, Gotu Kola, Luteína e Zeaxantina) podem ser encontradas no comércio, sendo vendidas como suplementos alimentares. Outras, como a Homotaurina e o Lion’s mane, devem ser prescritas por médicos e podem ser manipuladas. Conheça algumas das principais opções de nootrópicos nestas duas categorias.

Nootrópicos disponíveis para manipulação

Fenilpiracetam
É uma forma mais biodisponível do Piracetam, podendo ser até 60 vezes mais potente. Age na otimização da cognição, atenção, memória, raciocínio, linguagem e compreensão e também na melhora da capacidade física. Estudos demonstram benefícios em casos de depressão, síndrome da fadiga crônica e gestão do estresse.

Ginkgo Biloba
Ginkgo biloba promove aumento da produção de fatores de crescimento neural e glial, aumentando a ação de neurotransmissores ligados à memória, à sensação de conquista e à concentração: acetilcolina, dopamina e GABA. Ele melhora o metabolismo de enzimas antioxidantes e de radicais livres e bloqueia o declínio cognitivo.

Noopept®
Tem ação semelhante ao Piracetam, mas com ação superior e imediata na cognição. Ele otimiza a comunicação entre os neurônios e melhora o fluxo sanguíneo cerebral, demonstrando efeito na cognição, age como ansiolítico e neuroprotetor. Sua ação neuroprotetora se dá pelo aumento da acetilcolina, melhorando a memória em longo prazo.

Cognizin®
Cognizin® é uma forma patenteada de citicolina que estimula a produção de substâncias essenciais à formação dos neurônios. Além disso, é precursor da acetilcolina, neurotransmissor importante para concentração e memória, e aumenta a produção de serotonina e dopamina, que influenciam o aprendizado e o humor.

Lion’s Mane
Lion’s mane é um fungo comestível (Hericium erinaceus), com grande variedade de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Entre elas estão: ß-glucana, isoindolinonas, hericenonas e erinacina. Promove o aumento de neurotransmissores no cérebro, tendo benefício na depressão, ansiedade e autismo.

Homotaurina
A homotaurina é um composto com estrutura molecular semelhante aos aminoácidos GABA e taurina, que favorecem o relaxamento e a concentração. Seu principal efeito é o ansiolítico, porém a sua atividade de maior destaque é a sua ação neuroprotetora, auxiliando nos processos de cognição e memória.

Phenibut
Phenibut aumenta a concentração de GABA. É utilizado como tranquilizante e como agente nootrópico. Reduz o estresse, a insônia, a ansiedade e melhora a memória e a função intelectual.

Vimpocetina
A Vimpocetina é considerada um neuroprotetor natural e um poderoso ativador da memória. Estudos comprovam sua ação na memória de curto e longo prazo e na capacidade de coordenação motora.

Idebenona
A idebenona é um potente antioxidante celular, uma forma mais biodisponível da Coenzima Q10. Aumenta o metabolismo cerebral, os níveis de noradrenalina, serotonina, fator de crescimento neural (NGF) e acetilcolina. Consequentemente, impulsiona a capacidade de aprendizado.

Alfaglicerilfosforilcolina (alfaGPC)
Alfaglicerilfosforilcolina (alfaGPC) é um fosfolipídio derivado da lecitina de soja e precursor do neurotransmissor acetilcolina. Também atua potencializando a ação do hormônio do crescimento (GH). Seu uso tem levado à melhora da memória, atenção e desempenho cognitivo em adultos saudáveis.

*Consulte o seu médico antes de utilizar qualquer uma das substâncias citadas acima.

Nootrópicos que dispensam receita médica e disponíveis no comércio

Creatina
A creatina é uma velha favorita entre os praticantes de academia, que a utilizam para melhorar seus desempenhos esportivos. Mas, ao longo da última década, novas funcionalidades vêm sendo descobertas. Estudos revelaram que o suplemento teve um efeito positivo sobre a memória de trabalho e inteligência, em particular no que diz respeito a tarefas que exigem velocidade de processamento.

DHA
O DHA é um dos ácidos graxos componentes do Ômega-3, o óleo extraído de peixes que vivem em águas profundas (saiba mais sobre DHA e EPA, importantes componentes do ômega-3). Pesquisas indicam que ele tem potencial para melhorar a memória e proteger contra certos transtornos psiquiátricos. Além disso, uma revisão de estudos científicos descobriu que suplementos de DHA melhoram significativamente o desenvolvimento cognitivo em crianças.

Bacopa monnieri
Bacopa monnieri é indicado para o tratamento de distúrbios de memória que fazem parte do processo fisiológico do envelhecimento. O medicamento é indicado para melhora do desempenho cognitivo, como atenção e retenção da memória auditiva e verbal, imediata e tardia, em adultos acima de 50 anos.

Gotu Kola
É uma erva nativa da Asia, que tem foi utilizada para aumentar a capacidade cognitiva no oriente por centenas de anos. Um estudo, envolvendo adultos que suplementaram o extrato de Gotu Kola diariamente por 2 meses, demonstrou a capacidade da substância de aumentar as capacidades mentais, como atenção, tempo de resposta, maior capacidade de memorização e de se manter mais alerta. Também notou-se que o Gotu Kola possui propriedades ansiolíticas, diminuindo a ansiedade e estabilizando o humor.

Luteína e Zeaxantina
Zeaxantina com Luteína é um suplemento naturalmente que pode ajudar a combater a degeneração macular relacionada à idade (por ex., indistinção, áreas escuras e distorção na visão central), proteger a retina e promover uma visão mais saudável. Porém, recentes estudos revelaram que pessoas com os maiores níveis de Luteína e Zeaxantina também possuíam os maiores níveis cognitivos. Utilizando a tecnologia avançada de imagens por ressonância magnética (IRM), pesquisadores conseguiram mostrar que existe uma associação entre altos níveis de carotenoides e uma melhor eficiência das células cerebrais durante testes de memória e aprendizado.

Fontes: https://bit.ly/3yfVth0; https://bit.ly/2WiDBVU

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!