Você não parece mais ter 20 ou 40, e não há nada de errado nisso – há muitas compensações: você está mais segura de si mesma, mais confiante, você conquistou mais, você se conhece muito melhor. Confortável em sua pele, você poderia dizer. Mas não há como negar que a pele começa a ceder e fica mais seca na menopausa. Aqui está o porquê e o que você pode fazer sobre isso, em seis passos simples.

O culpado

A flacidez da pele durante a menopausa é causada pela rápida perda de colágeno neste período – até 30% durante os primeiros 5 anos e 2% nos próximos 20 anos. Essa é uma diferença bastante dramática quando você se olha no espelho todos os dias. Isso não é o ideal, mas vamos nos concentrar na parte dos “próximos 20 anos”!

Mesmo se você optar por “ajustes” da pele – botox ou preenchimento, ou peelings mais agressivos, seu cuidado básico diário durante todo o ano provavelmente pode se beneficiar de uma atualização de cuidados e atenção.

30% da perda de colágeno acontece nos primeiros 5 anos da menopausa.

Outras consequências da diminuição do colágeno na pele

À medida que o colágeno se degrada, a pele perde firmeza, aparecem papadas e linhas. Você pode notar que o sorriso dinâmico e as linhas de expressão se tornam permanentes, a ponta do nariz cai, as cavidades e os poros da área dos olhos ficam maiores.

Todas essas alterações clínicas em mulheres na pós-menopausa estão associadas ao envelhecimento cutâneo de todas as 3 camadas da face (epiderme, derme e hipoderme). Atrofia, secura e afrouxamento das almofadas de gordura são os principais sinais disso. Não é divertido, mas é um processo normal.

A atrofia corresponde à redução maciça da espessura do tecido cutâneo. Tudo o que leva a essa redução também pode alterar a comunicação e as trocas de nutrientes entre a epiderme e a derme, dificultando a manutenção das propriedades mecânicas da pele.

Assim, você também pode notar degradação progressiva do ácido hialurônico na derme, ressecamento e aspereza da pele devido à diminuição da secreção de sebo, perda de elasticidade, diminuição da capacidade de manter a umidade, o que também pode levar à perda de firmeza.

Resumindo, seu rosto pode ficar diferente, um pouco cansado talvez e muitas mulheres dizem que isso, aliado às outras mudanças na menopausa, pode afetar sua autoconfiança.

Seis coisas simples para fazer agora para uma pele melhor

Agora é a hora de mostrar a sua pele um pouco de amor. Você pode retardar o processo de envelhecimento da pele adotando alguns bons hábitos. Então comece agora mesmo.

  • Parar de fumar e reduzir a ingestão de álcool e açúcar – isso faz uma diferença significativa
  • Escolher um cuidado diário adequado para a pele pré e pós-menopausa e – o inegociável – adicionar proteção solar regular com alto FPS e resistente à água durante todo o ano
  • Adotar uma alimentação saudável e equilibrada – incluir 2 litros de água por dia – isso faz muita diferença para a pele e para todos os outros aspectos da saúde à medida que envelhecemos
  • Faça exercícios regulares – caminhe, corra, faça uma aula de ioga ou pilates e observe sua pele melhorar ao longo dos meses
  • Tenha a melhor qualidade de sono que conseguir – 8 horas, se possível
  • Arranje tempo para si mesma – crie até mesmo um modesto ritual de cuidados com a pele todos os dias.

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!