A meditação é uma prática extremamente valiosa, e que ao mesmo tempo, exige tão pouco esforço de nós. Usufruir dos seus benefícios é simples, basta que a pessoa deseje cultivar hábitos de uma vida plena e saudável. Além disso qualquer pessoa pode meditar em casa.

Já não é segredo para ninguém que eu pratico meditação em casa e que após a adoção dessa prática, muita coisa mudou na minha vida.

Tamanho foram os benefícios que eu sempre trago este assunto por aqui a fim de sensibilizar outras pessoas e levar essa preciosidade adiante.

Portanto, no artigo de hoje separei 5 dicas que considero proveitosas para que você possa meditar em casa. Se você quer aprender um pouco mais sobre o assunto, siga comigo na leitura até o final.

O conteúdo deste artigo pode mudar a sua percepção sobre meditar em casa, assim como mudou a minha a alguns anos atrás.

Por que meditar?

Para que você compreenda os benefícios de meditar em casa, preciso abordar o porquê a meditação tem sido tão praticada e estudada nos últimos tempos.

Diversos estudos e pesquisas acerca do poder curativo da meditação, são realizados e confirmados todos os meses. Sendo assim, se compreende que a prática meditativa tem impacto direto na saúde das pessoas.

A Ayurveda é uma ciência milenar conhecida como o sistema de saúde mais antigo da história da humanidade. Desde os primórdios, os orientais já entendiam que corpo, mente e alma estão totalmente ligados na promoção da saúde humana.

Para a Ayurveda, o ser humano é como uma árvore invertida sendo que sua raiz está na cabeça, representada pelos neurônios. Acredita-se que para melhorar as outras partes do corpo (flores e frutos) é preciso tratar o mal desde a raiz, ou seja, começando pela mente. A filosofia defende que não adianta tratar as dores físicas com medicamentos se pouco for feito com relação a mente.

Disto isto, sabe-se que por meio da meditação, sentimentos como estresse e ansiedade se desfazem e dão espaço a um estado mental de tranquilidade, paz e positividade. Esse estado reflete em toda a saúde física, devolvendo ao corpo o equilíbrio necessário para se manter saudável.

E você não precisa sair de casa para se beneficiar dos potenciais meditativos.

Leia mais: É verdade que meditar cura? Veja o que dizem os estudos

5 dicas para meditar em casa

Para que a meditação tenha seu efeito potencializado é interessante que seja feita diariamente e a nossa casa acaba sendo o lugar perfeito para isso.

Sendo assim, relacionei abaixo 5 dicas para meditar em casa. Veja:

Dica 1) Crie a sua rotina meditativa

A rotina faz com que algo novo se torne um hábito sem que a pessoa perceba. Disto isto, tenha no seu dia a dia um momento específico para meditar, além do lugar em que você se sente mais confortável. Os momentos mais propícios são pela manhã ou noite, mais o importante é manter a sua rotina diária independente do horário.

Dica 2) Preste atenção na sua respiração

Com a turbulência do dia a dia, a maioria das pessoas nem se dá conta de que respira de uma forma pouco benéfica para o corpo. Respirar profundo e sentir o ar nutrir todos os sistemas internos é base de uma meditação de sucesso. Portanto, ao meditar leve sua atenção para a respiração e vá melhorando-a ao longo do tempo.

Dica 3) Pense no seu mantra

Além de levar a atenção para a respiração, você pode escolher um mantra, ou seja um som ou frase que será repetida durante o seu momento meditativo. O mantra auxilia no controle do foco aumentando a qualidade da meditação, trazendo a mente para o momento presente.

Dica 4) Escolha uma postura adequada

Você pode meditar sentado ou deitado e isso vai depender do quanto você se sente concentrado em cada posição. É preciso encontrar um estado em que você conseguia se manter conectado com a meditação, sem se dispersar tanto ou sem aumentar a chance de cair no sono durante a prática. A posição sentada com as pernas em posição de “borboleta” e coluna ereta é a mais comum e efetiva.

Dica 5) Mantenha hábitos saudáveis

A prática da meditação proporciona muitos benefícios para o ser humanos, contudo ela não vai resolver todos os problemas sozinha. Meditar faz parte de um conjunto de hábitos saudáveis que elevam a qualidade de vida. No entanto, é preciso cultivar outros hábitos saudáveis ao longo do tempo, como uma alimentação rica em nutrientes e minerais e a prática regular de exercícios físicos.

A sutil diferença

Uma vez que você percebe os benefícios e a praticidade de meditar em casa, quero reforçar a diferença entre dois tipos interessantes de meditação: concentração e compreensão.

A meditação de concentração, como o próprio nome já diz tem o objetivo de aumentar o foco e tranquilizar a mente. Por meio dela é possível experimentar uma sensação de relaxamento que favorece a execução de tarefas complexas do dia a dia, como planejamentos e escritas.

Já a meditação de compreensão é aquela que objetiva desenvolver a sabedoria e está totalmente voltada ao amadurecimento emocional e controle da sensações.

Essa sutil diferença diz muito sobre o que cada um de nós procura na prática meditativa e de que forma ela pode ajudar na nossa evolução como seres humanos.

E você, pratica meditação em casa com qual objetivo?

Você também pode gostar de ler: O poder da atenção: foco no aqui e no agora

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!