Você já ouviu falar sobre a relação entre estresse e câncer de mama?

Hormônios como cortisol e adrenalina fazem parte da fisiologia humana, no entanto, quando liberados em excesso, podem causar desequilíbrios.

O controle do estresse é um dos maiores desafios do nosso século.

As situações em que estamos inseridos todos os dias exigem plena atenção, no entanto, parecem ficar sobrepostas umas ás outras. Nem todas podemos controlar, porém, é perfeitamente possível treinar o nosso interior para responder a elas.

Essa liberação excessiva dos hormônios estressores prejudica a saúde física, pois gera inflamações.

Hoje, trouxe um estudo que relaciona os efeitos do estresse ao câncer de mama.

O que diz o estudo?

Uma revisão de estudos* publicada no jornal Clujul Medical, indicou que células cancerígenas se alimentam do estresse.

Resultados de mais de 52 artigos passaram por análise em busca da relação entre o câncer de mama e estresse.

Em 26 publicações, foram observadas associações entre o câncer e eventos estressores. O número de mulheres observadas em todos eles, chegou a cerca de 29.000, concluindo a relação direta.

Isso porque o estresse, em excesso, atinge a qualidade da reprodução celular. Dessa maneira, os tecidos formados por essas células podem dar origem a um câncer.

Os benefícios da meditação aos pacientes

O estudo também trouxe os benefícios da meditação àqueles que já receberam diagnóstico de câncer. Intervenções como a atenção plena, mindfulness e terapia cognitivo-comportamental trouxeram resultados positivos para o tratamento e a qualidade de vida desses pacientes.

Por onde começar a meditar?

Os efeitos preventivos da meditação são cumulativos. Ou seja, quanto mais tempo de prática, melhor para o controle do estresse e a consequente prevenção das doenças.

Portanto, não é preciso existir uma razão para começar a meditar.

Nosso estilo de vida, muitas vezes, é agressivo à saúde e quanto mais ações preventivas pudermos incluir no cotidiano, melhor para nosso bem-estar.

A meditação, aliada a refeições balanceadas, boas noites de sono e atividades físicas regulares é um verdadeiro remédio para reverter o estresse.

A meditação é uma forte impulsionadora da “química do bem” que circula em nosso organismo.

Não sabe por onde começar?

Foi para você que criei o Programa 21 Dias de Meditação. Os primeiros 5 dias já estão disponíveis gratuitamente para quem deseja incluir esse hábito na rotina e transformar sua vida.

Para fazer sua inscrição, basta clicar a seguir: QUERO O PROGRAMA 21 DIAS DE MEDITAÇÃO.

Neste outubro rosa, conscientize-se! A prevenção ao câncer de mama vai muito além de manter os exames em dia, que são de extrema importância, mas tão importante quanto é cuidar de si mesma a cada instante.

Espero ter esclarecido neste artigo a relação entre câncer de mama e estresse.

Até a próxima!

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!