A eliminação do glúten como uma mudança de estilo de vida tem ajudado muitos pacientes a se recuperarem de problemas de saúde persistentes. Cada vez mais pessoas estão optando por não consumir glúten, e muitos clínicos continuam demonstrando resultados positivos quando os pacientes eliminam o glúten de suas dietas. É claro por que isso funciona para aqueles diagnosticados com doença celíaca, mas os mecanismos são um pouco menos claros para pacientes com sensibilidade ao glúten, assim como para aqueles sem reações conhecidas ao glúten.

Abordo aqui o espectro de reatividade ao glúten, a importância de entender esse espectro para aprimorar a avaliação clínica dos pacientes e a prevalência conhecida da sensibilidade ao glúten não celíaca.

Espectro de Respostas Adversas ao Glúten

A ingestão de glúten tem sido associada a diversos distúrbios clínicos, incluindo doença celíaca (DC), alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC). A doença celíaca afeta aproximadamente 1,4% da população mundial, com base em resultados sorológicos, e cerca de 0,7% da população mundial com base em resultados confirmados por biópsia. Nos Estados Unidos, aproximadamente 1% da população possui diagnóstico de DC. Além disso, relatos sugerem que até 6% da população dos Estados Unidos pode ser afetada pela SGNC. No entanto, as estimativas de prevalência tendem a ser variáveis devido à natureza de autorrelato da condição e à falta de biomarcadores diagnósticos claros.

A DC, uma reação autoimune, e a alergia ao trigo, uma resposta inflamatória mediada por anticorpos, têm sido mais extensivamente estudadas, mas a patogênese e os mecanismos moleculares da SGNC não são tão bem compreendidos.

Sintomas e Diagnóstico da Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca

Embora os potenciais antígenos e biomarcadores que podem levar ao surgimento da SGNC ainda estejam sendo investigados, a apresentação clínica da SGNC inclui uma ampla gama de sintomas gastrointestinais (GI) e sistêmicos, incluindo:

• Dor abdominal
  • Inchaço
  • Alteração da função intestinal
  • Perda de peso
  • Fadiga
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade de concentração ou esquecimento
  • Dor muscular
  • Transtornos de humor
  • Manifestações cutâneas, como erupção cutânea ou eczema

Os sintomas podem ocorrer dentro de horas a dias após a ingestão de glúten e desaparecem ao retirar o glúten da dieta.

Embora não haja um biomarcador ou teste específico para o diagnóstico da SGNC, o diagnóstico clínico é caracterizado pelos seguintes critérios:

• Sintomas intestinais e extra-intestinais relacionados à ingestão de glúten
  • Ausência de doença celíaca e alergia ao trigo
  • Confirmação por meio da retirada do glúten e desafios duplo-cegos com placebo

Embora o diagnóstico da SGNC seja baseado na exclusão de outras doenças, distinguir a SGNC de uma doença GI funcional, como a síndrome do intestino irritável (SII), pode ser um desafio sem marcadores diagnósticos claros.

Gatilhos, Respostas Imunes e o Intestino

De acordo com uma revisão de 2018, estudos têm demonstrado o papel do glúten como um gatilho para os sintomas gastrointestinais da SGNC. Além disso, estudos que investigam os mecanismos que levam a disfunções intestinais sugerem que o glúten pode não ser o único gatilho dos sintomas gastrointestinais da SGNC. Os oligo-, di- e monossacarídeos fermentáveis e os polióis (FODMAPs) são outros componentes dos grãos que contêm glúten que podem desempenhar um papel. Uma investigação de 2018 sugeriu que o frutano, especificamente como um componente dos FODMAPs, induziu os sintomas da SGNC durante o estudo, em vez do próprio glúten.

Barreira Intestinal e Função GI

Independentemente do gatilho específico, os sintomas resultantes da SGNC podem incluir comprometimento da barreira epitelial e disfunção GI. Embora a disfunção da barreira mucosa do intestino delgado tenha sido observada na SGNC, um artigo de 2019 analisou investigações sobre o envolvimento da barreira epitelial no desenvolvimento da sensibilidade ao glúten/trigo não celíaca. A revisão encontrou dados conflitantes sobre se a barreira epitelial é um co-fator patogênico para o desenvolvimento da sensibilidade ao glúten/trigo não celíaca; no entanto, um estudo revisado sugeriu que o comprometimento da barreira epitelial intestinal pode levar ao aumento da translocação microbiana e das respostas imunes sistêmicas, o que, por sua vez, pode contribuir para a fisiopatologia da SGNC.

Mudanças no microbioma intestinal após a ingestão de glúten também têm sido sugeridas como um fator na fisiopatologia da SGNC, devido à disbiose intestinal resultante, ao aumento da permeabilidade intestinal e a um potencial aumento da inflamação GI e sistêmica, o que ajuda a explicar a grande variedade de apresentações clínicas da SGNC.

Um estudo realizado pelo renomado pesquisador de doença celíaca, Alessio Fasano, MD, explorou os efeitos da proteína gliadina na integridade da barreira intestinal. A gliadina é um componente do glúten que desencadeia respostas imunes em alguns pacientes. Os pesquisadores realizaram biópsias duodenais em quatro grupos: pacientes com doença celíaca ativa, pacientes com doença celíaca em remissão, pacientes com sensibilidade ao glúten e pacientes sem reações conhecidas ao glúten. Em todos os grupos, a permeabilidade intestinal aumentou significativamente após a exposição à gliadina. A função alterada da barreira intestinal foi especialmente pronunciada nos indivíduos com doença celíaca ativa e naqueles com sensibilidade ao glúten.

Sintomas Extraintestinais

Uma ampla gama de sintomas extraintestinais tem sido associada à sensibilidade ao glúten/trigo não celíaca, desde dores de cabeça e fadiga até depressão e dermatite, sugerindo manifestações sistêmicas da doença.

De acordo com uma revisão narrativa de 2018 que resumiu essas manifestações extraintestinais, a SGNC é considerada uma doença relacionada ao sistema imunológico, e sua associação com doenças autoimunes tem sido objeto de hipóteses e investigações. As doenças autoimunes mais frequentemente mencionadas em associação com a SGNC são relatadas como tireoidite de Hashimoto, dermatite herpetiforme, psoríase e doenças reumatológicas. Além disso, a ativação da imunidade inata pode desencadear a resposta inflamatória observada na apresentação clínica da SGNC.

Considerações sobre o Tratamento

Compreender as diferenças e sobreposições entre as doenças dependentes de glúten e outros distúrbios gastrointestinais é essencial para um diagnóstico preciso e um tratamento personalizado eficaz. Os clínicos treinados em medicina funcional frequentemente utilizam técnicas específicas para identificar os gatilhos alimentares. Essas técnicas de nutrição a curto prazo envolvem a remoção de alimentos específicos ou categorias de alimentos da dieta do paciente e sua reintrodução cuidadosa para identificar gatilhos ocultos que possam estar contribuindo para a doença. Quando apropriado para o paciente, uma dieta sem glúten é o tratamento padrão para doenças relacionadas à ingestão de glúten. No entanto, sem orientação profissional, a adesão a essa dieta pode ser desafiadora, e há o risco de desequilíbrios nutricionais. Pesquisas recentes destacaram deficiências potenciais em certos nutrientes, como fibras, proteínas, folato, ferro, potássio e zinco, em dietas sem glúten, enquanto os teores de gordura, açúcares, FODMAPs e sódio tendem a ser mais altos.

A medicina funcional oferece ferramentas para gerenciar questões nutricionais que possam surgir ao seguir uma dieta sem glúten. Por meio de avaliação e tratamento personalizados, vários planos alimentares que podem ser ajustados para um estilo de vida sem glúten, os pacientes podem receber intervenções eficazes e sustentáveis.