Precisar meditar em ambientes barulhentos faz que muitas pessoas tenham dificuldades em iniciar com os benefícios dessa prática.

Entendo que é um desafio iniciar uma rotina de meditação em meio a espaços turbulentos.

Seja porque, na mesma casa, vivem muitas pessoas. Ou, porque as pessoas vivem em pequenos apartamentos localizados em movimentadas avenidas. Não importa.

Pensando no seu caso, elaborei uma lista de atitudes positivas que auxiliam a meditar em ambientes barulhentos. Siga comigo até o final para descobrir essa possibilidade.

Use uma música de fundo

Para driblar o barulho dos carros na avenida, os sons vindos do apartamento ao lado ou qualquer outro ruído, você pode usar uma música de fundo. Se conseguir usar fones de ouvido com isolamento acústico, melhor.

Eu recomendo que você use sons da natureza ou músicas instrumentais de melodia calma. O segredo está em manter o foco em cada ritmo. Caso algum ruído externo toque mais alto e você se distraia, retorne sua atenção de forma delicada para os sons da meditação.

Foque em sua respiração

A respiração é o centro da prática meditativa. Quando um lugar conta com muitos ruídos, levar o foco para o ato de aspirar e inspirar minimiza tais interrupções.

A respiração ajuda a colocar para fora as preocupações de todos os dias e acalma as tensões corporais. Inspirar e soltar o ar de forma circular, mas delicada, é um bom exercício. Preste atenção no caminho que o ar faz dentro do seu corpo, pelo nariz, pela garganta e pelos pulmões. Aproveite esse momento para interiorizar-se, de forma que as perturbações externas percam força.

Relaxe o seu corpo

Quando o corpo está relaxado, os possíveis barulhos também tornam-se irrelevantes.

Sente em uma posição confortável, feche os olhos e relaxe seu corpo parte por parte. Uma técnica interessante é relaxar dos pés à cabeça. Você começa sentindo o seu dedão do pé relaxado, sobe para cada pedaço das pernas, dos quadris, do tronco, até chegar à cabeça.

Foque em uma parte por vez. Quanto mais você presta atenção com detalhes, mais profundo será o foco e menos chances de se distrair você tem.

Leia também: Como transformar a meditação em hábito?

Programa 21 dias de meditaçãoPara as pessoas que sentem dificuldades em fazer da meditação um hábito, criei o Programa 21 dias de meditação. Esse programa também pode ajudar quem vive em meio a lugares com pouco silêncio.

Basta colocar o áudio para tocar em um fone de ouvido, sentar em uma posição confortável e concentrar-se. Nesta página, você encontra os cinco primeiros dias do programa e, ao rolar a tela para baixo, pode adquirir todos os 21 dias por um valor simbólico.

Conheça agora: Programa 21 Dias de Meditação.

Eu espero ter esclarecido, com este artigo, que meditar em ambientes barulhentos é possível. Basta um pouco de foco no que realmente importa: esvaziar sua mente e relaxar.

Até a próxima!

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Dra. Bernadete Nonnenmacher

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