Os desequilíbrios do microbioma estão ligados a uma variedade de questões de saúde. Os probióticos ajudam a proteger contra doenças do intestino, cérebro, coração e sistema imunológico.

As descobertas sobre o microbioma humano estão mudando a maneira como pensamos sobre saúde e doença.

Microbioma é o termo para os trilhões de organismos vivos que residem no corpo humano. Estima-se que 100 trilhões de microrganismos vivem apenas no intestino – isso é até dez vezes o número de células que constituem o próprio corpo.

Embora estejamos apenas começando a entender o impacto do microbioma em nossa saúde diária, está claro que as bactérias, a diversidade e o equilíbrio geral estão intimamente relacionados aos nossos estados de saúde e doença.

Mais de 70% do sistema imunológico humano é encontrado no revestimento do intestino.

Com base nessas informações, pesquisadores descobriram agora um novo tipo de terapia de promoção da saúde: culturas direcionadas de bactérias benéficas (probióticos) que são ajustadas para modificar microbiomas desequilibrados de volta a um equilíbrio saudável.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Compartilhamos nossos corpos com trilhões de microrganismos que contribuem de maneira importante para nosso estado de saúde ou doença.

Chamadas coletivamente de microbioma, essas miríades de espécies podem, quando em equilíbrio adequado, nos proteger de inflamações subjacentes, intestino gotejante e outros distúrbios fundamentais que podem causar problemas de saúde.

Quando desequilibradas ou disbióticas, as comunidades de microbiomas podem destruir nossa saúde e nos deixar vulneráveis ​​a uma ampla gama de doenças crônicas.

As drogas não ajudam e, na verdade, muitas vezes podem piorar as coisas ao suprimir o crescimento de organismos benéficos.

Os probióticos, bactérias vivas com propriedades benéficas, podem restaurar o equilíbrio dos microbiomas disbióticos, permitindo o início de um processo de autocura.

Estudos mostram que bactérias probióticas cuidadosamente projetadas e com suporte científico, sozinhas ou em combinações, podem melhorar muitos dos distúrbios associados à disbiose de que sofremos, incluindo saúde intestinal geral, saúde cardiovascular e cerebral e função imunológica.

Outras formulações de probióticos agora mostram-se promissoras na redução da carga de cáries, gengivite e infecções da garganta por meio da modulação dos microbiomas orais e faríngeos.

Por fim, todos nós somos vítimas da disbiose e de suas perigosas consequências para a vida toda. Agora, todos nós podemos nos proteger usando comunidades valiosas e vivas de bactérias para reequilibrar microbiomas enfermos.

O que acontece de errado? Apresentando a disbiose

Microbiomas podem ficar desequilibrados devido a uma dieta pobre, medicamentos, estilo de vida pouco saudável e toxinas. Isso deixa um estado em que um número relativamente pequeno de microorganismos atinge uma predominância doentia, muitas vezes eliminando outros organismos benéficos.

Os cientistas chamam isso de estado de disbiose.

Descobriu-se que o desequilíbrio do microbioma, no qual alguns microrganismos prosperam e outros morrem, tem conexões diretas com praticamente todos os estados de doenças crônicas em humanos.

Até o momento, há fortes evidências de que vários estados de disbiose no intestino contribuem para:

• Doenças intestinais (síndrome do intestino irritável, doença inflamatória do intestino, câncer colorretal)

• Distúrbios cerebrais (Alzheimer, Parkinson, autismo)

• Saúde mental e transtornos do humor (depressão maior, ansiedade, esquizofrenia)

• Doenças cardíacas e outras doenças cardiovasculares (doença arterial coronariana, aterosclerose, pressão alta)

• Distúrbios metabólicos (diabetes tipo II, síndrome metabólica)

Achados igualmente convincentes existem agora para disbiose dos microbiomas oral e faríngeo (garganta), que foram implicados em cáries dentárias, gengivite / periodontite (doença gengival) e suscetibilidade a infecções respiratórias e dores de garganta, respectivamente.

Probióticos Reequilibram um Microbioma Disbiótico

O que podemos fazer para restaurar o equilíbrio importantíssimo dos microbiomas disbióticos?

A resposta usual da medicina convencional são os produtos farmacêuticos, mas, com poucas exceções, a terapia medicamentosa ainda não se provou eficaz em distúrbios relacionados ao microbioma. Matar bactérias com antibióticos é como usar uma marreta para matar uma mosca – é muito mais destrutivo do que eficaz, matando dezenas ou centenas de bactérias saudáveis ​​para lidar com algumas bactérias nocivas.

Felizmente, temos uma gama crescente de armas em nosso arsenal para combater a disbiose e restaurar microbiomas saudáveis ​​e equilibrados, na forma de bactérias benéficas geralmente conhecidas como probióticos.

As bactérias probióticas são derivadas de populações de microrganismos benéficos conhecidos, que produzem compostos específicos que contribuem para a saúde humana ou ajudam a suprimir os microrganismos menos benéficos.

Os humanos vêm consumindo probióticos há milênios na forma de alimentos fermentados como iogurte, picles e chucrute, que contêm bilhões de bactérias promotoras da saúde.

Progresso notável foi feito nos últimos anos para produzir probióticos direcionados a microbiomas altamente específicos. Hoje, existem fórmulas probióticas disponíveis para ajudar a manter o equilíbrio geral no microbioma intestinal, ajudar a prevenir doenças cardíacas, melhorar transtornos de humor, melhorar nosso sistema imunológico, reduzir nossos riscos de alergia e até mesmo reforçar a saúde bucal e aliviar dores de garganta.

Vejamos cada uma dessas áreas brevemente, para entender a promessa da revolução probiótica direcionada.

Múltiplas cepas bacterianas para equilíbrio do microbioma intestinal

Entre as bactérias probióticas mais antigas e mais reconhecidas, membros das famílias Lactobacillus e Bifidobacteria se destacam por sua segurança e eficácia. Os membros desses grupos têm muitos benefícios para a saúde intestinal, que incluem inflamação reduzida e melhoria célula a célula comunicações.

Probióticos direcionados também demonstraram melhorar a expressão gênica saudável em células do sistema imunológico intestinal – aquela comunidade gigantesca de tecido imunológico humano que constitui mais de 70% de nossa função imunológica total. Estudos mostram que restaurar o conteúdo intestinal de bactérias “amigáveis” pode apoiar a função imunológica saudável.

Uma combinação probiótica balanceada tira proveito de todas essas descobertas e adiciona uma peça adicional de tecnologia vital, uma cápsula especializada que mantém as bactérias valiosas vivas através do caminho da boca, através do estômago cheio de ácido e passando pelo, rico em enzimas, intestino delgado – um grande desafio na distribuição de probióticos em seu ambiente-alvo no intestino grosso.

Para quem deseja lidar com um estado geral de disbiose do tipo que a maioria de nós tem quando comemos alimentos processados ​​ocasionais, não fazemos exercícios suficientes, bebemos muito álcool ou mesmo simplesmente vivemos uma vida estressante, deve-se consultar um médico ou profissional de saúde para encontrar a formulação ideal de probióticos a ser ingerida.

Probióticos apoiam a saúde do coração

A doença cardiovascular continua sendo a principal causa de morte entre os americanos mais velhos, mas descobertas recentes ligando a saúde cardiovascular ao desequilíbrio do microbioma intestinal podem oferecer uma nova esperança na área de prevenção. Muitos dos fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas são influenciados pela disbiose intestinal: inflamação, colesterol e outros níveis de lipídios e até mesmo a tendência de coagulação do sangue.

Um probiótico altamente específico foi desenvolvido, composto de uma única cepa benéfica de Lactobacillus. Chamado de Lactobacillus reuteri, este microrganismo único foi mostrado em ensaios clínicos para apoiar com segurança o colesterol saudável em adultos que já estão dentro da faixa normal. Além disso, L. reuteri tem a capacidade de suportar níveis saudáveis ​​de uma proteína transportadora de colesterol chamado apoB-100, que influencia como e onde o colesterol é entregue aos tecidos do corpo.

Esta cepa probiótica única também reduz um marcador-chave de inflamação associada a doenças cardiovasculares, a proteína C reativa.

Finalmente, L. reuteri pode suportar níveis saudáveis ​​de fibrinogênio do fator de coagulação do sangue, o que pode ajudar a reduzir o risco de coágulos bloqueadores de artérias que podem levar a ataques cardíacos ou derrames.

Pessoas com fatores de risco cardiovascular conhecidos devem prestar atenção especial ao L. reuteri como parte de seu regime de suplementação diária.

Melhorias de humor com combinação de probióticos

Os micróbios intestinais ajudam a processar uma ampla gama de moléculas de sinalização, incluindo muitos hormônios e neurotransmissores essenciais que as células cerebrais usam para se comunicar e enviar impulsos. E as alterações inflamatórias, causadas em parte pela disbiose intestinal, podem contribuir para transtornos de humor, como a depressão maior.

Pesquisadores de todo o mundo têm buscado formulações capazes de manipular os constituintes do microbioma intestinal para afetar favoravelmente a função cerebral. Um competidor líder surgiu na forma de duas cepas bacterianas especializadas, Lactobacillus helveticus e Bifidobacterium longum.

Estudos clínicos em humanos nesta combinação especializada mostraram melhorias significativas no humor, acompanhadas por reduções nos níveis de estresse percebidos, ao mesmo tempo em que demonstraram habilidades de relaxamento aprimoradas. Pessoas com depressão e / ou ansiedade devem considerar seriamente o uso desta combinação probiótica como uma forma de aliviar o humor e potencialmente aliviar os sintomas de ansiedade.

Formulação probiótica aumenta a função imunológica

O sistema imunológico humano é um dos milagres recorrentes da natureza, capaz de discernir diferenças mínimas nas estruturas moleculares para ajudar a nos proteger de infecções, bem como detectar e destruir o câncer incipiente, desligando sua maquinaria destrutiva para evitar danos aos nossos próprios tecidos.

O trato intestinal humano é onde nosso sistema imunológico encontra nosso microbioma intestinal. Agora está ficando claro que o microbioma intestinal desempenha um papel descomunal em “ensinar” o sistema imunológico a distinguir entre nossas próprias células e outras células e moléculas ameaçadoras. Quando o microbioma intestinal e o sistema imunológico trabalham juntos, desenvolvemos a tolerância imunológica apropriada, de modo que nosso corpo aprende a atacar apenas os verdadeiros inimigos e evitar o impacto destrutivo em nossos próprios tecidos.

Em particular, nossos corpos se protegem com um anticorpo especializado chamado imunoglobulina A (IgA), que auxilia na distinção entre bactérias próprias, toleráveis ​​e invasores. Cientistas reconheceram que as bactérias intestinais podem influenciar os níveis de IgA, apoiando assim o sistema imunológico.

Foi desenvolvida uma mistura multicomponente de probióticos que promove níveis saudáveis ​​de IgA. Respostas fortes de IgA protegem as membranas mucosas humanas no nariz, garganta e sistema respiratório de ataques imunológicos e apóiam uma resposta imunológica robusta e normal.

Esta mistura de probióticos é especialmente projetada para apoiar a saúde imunológica, aumentando os níveis de IgA durante todo o ano. Ele contém Bifidobacterium lactis, Lactobacillus plantarum, L. plantarum, L. rhamnosus, que mostraram reduzir a incidência e gravidade de doenças respiratórias durante o inverno.A formulação também inclui Bacillus subtilis, que demonstrou estimular respostas imunológicas em idosos durante a perigosa temporada de inverno.

Embora essa combinação tenha sido especialmente eficaz na prevenção de infecções de inverno, há todos os motivos para acreditar que suas propriedades de aumento de IgA podem fornecer um suporte imunológico importante durante todo o ano.

Alívio de alergias

Mesmo os sintomas alérgicos sazonais podem ser causados ​​- e remediados – pela modulação do microbioma envolvendo o sistema imunológico.

Isso é uma boa notícia para 30% dos adultos que sofrem de alergias sazonais. Na verdade, as alergias estão em sexto lugar nas principais causas de doenças crônicas na América.

Praticamente todos os remédios para alergia no mercado hoje atacam os sintomas do final de uma longa cascata de sinalização bioquímica. Nenhum deles começou a trabalhar na fonte primária dos sintomas alérgicos: um desequilíbrio na rede reguladora do sistema imunológico que promove a atividade das células reativas em detrimento das células regulatórias.

Agora, graças a avanços científicos, foram identificados probióticos que agem no topo dessa cascata de sinalização, retreinando efetivamente o sistema imunológico para absorver pólen e outros alérgenos em seu ritmo e silenciando as respostas inflamatórias excessivas que, de outra forma, produziriam sintomas de alergia irritantes.

O que podemos concluir?

Estamos experimentando o início de uma verdadeira revolução médica com a descoberta de trilhões de bactérias que compõem nosso microbioma. Essas bactérias fornecem inúmeras oportunidades para melhorar e proteger nossa saúde se forem encontradas em equilíbrio.

Microbiomas desequilibrados (disbióticos) estão agora associados a praticamente todas as doenças crônicas que assolam a humanidade. E a restauração do equilíbrio tem demonstrado repetidamente reverter as consequências da disbiose, nos proteger de doenças e melhorar nossa saúde e as perspectivas de longevidade.

Não podemos tratar a disbiose com medicamentos.

Estudos agora mostram que a suplementação de probióticos pode reequilibrar microbiomas disbióticos e nos proteger de distúrbios do intestino, cérebro, coração e sistema imunológico. Da mesma forma, os probióticos direcionados aos microbiomas orais e da garganta podem nos proteger contra doenças dentárias, gengivite e infecções na garganta.

Essas formulações potentes são apenas o começo de uma nova era na medicina, quando aprendemos a nos envolver em parceria com outros seres vivos que compartilham nossos corpos e os encoraja a nos facilitar um melhor equilíbrio biológico para vidas mais longas e saudáveis.

Fontes: https://bit.ly/2WiDBVU

Ebook Gratuito

Meditação e Autoconhecimento: Uma jornada para dentro de si

Dra. Bernadete Nonnenmacher

Aqui eu te ajudo a transformar a saúde do corpo, mente e criar uma nova realidade para uma vida mais leve! Você sabia que tudo o que você come, diz, faz, vê e sente afeta o seu equilíbrio? E muitas vezes é difícil lidar com tudo isso se mantendo saudável, positivo, com paz interior e feliz. Semanalmente eu escrevo aqui textos especiais para te auxiliar nessa missão de mudar as suas percepções para ter mais equilíbrio e assim bem-estar!